Nesta edição de transição do ano 2021 para 2022, O Desafio dos Enigmas dá a conhecer a solução de autor do penúltimo enigma do Torneio de Iniciação A. Raposo e as classificações dos dois grupos em competição quando estão cumpridos todos os procedimentos relativos à sexta prova (receção de propostas de solução e respetivas avaliações/pontuações), deixando para o arranque do próximo ano as duas derradeiras etapas que determinarão quem são os grandes vencedores de mais uma iniciativa de decifração de problemas policiários, considerada a vertente rainha de todas as modalidades de natureza lúdica-cultural que são razão de ser da nossa secção.

Nesta fase do torneio, comandam as classificações os concorrentes O Madeirense (no Grupo de Iniciados) e Detetive Jeremias (no Grupo Especial). O primeiro ultrapassou o seu mais direto opositor, Oluap Snitram, que ocupa agora a segunda posição na companhia de dois outros candidatos ao triunfo final do grupo de iniciados (Mascarilha e Visconde das Devesas), que espreitam um deslize do líder na sua performance nas duas próximas provas. Mais atrás, a dois pontos da liderança, surgem Broa de Avintes, Chico da Afurada, Inspetor Mostarda e Príncipe da Madalena, perseguidos por quatro concorrentes que ainda estão matematicamente em condições de sonhar com a vitória.

Por sua vez, Detetive Jeremias reforçou a sua posição de líder do grupo dos “veteranos”, ao apresentar mais uma vez a melhor proposta de solução de uma prova e de beneficiar da má prestação de Inspetor Mucaba, que mais uma vez conquistou apenas 3 pontos de consolação. Melhor sorte do que este teve Inspetor Moscardo, que consolidou o terceiro lugar no pódio conquistado na prova anterior, ao apresentar a segunda melhor das propostas de solução em análise, ao contrário do antigo ocupante daquele lugar, Zé de Mafamude, que escorregou de novo na pontuação e vê Madame Eclética aproximar-se paulatinamente do seu “score”, pondo em risco o lugar que agora ocupa.

 

TORNEIO DE INICIAÇÃO A. RAPOSO

Solução da Prova nº. 7

“Realidade ou Ficção”, de A. Raposo & Lena

Aqui fica então a nossa solução ao enigma.

Comecemos pelo aquário, descodificando os nomes que Lineu atribuiu a estes peixes:

O Mulas surmuletes é o salmonete. O Boops boops é a conhecida boga. A Anguilla anguilla não passa de uma saborosa enguia. Qualquer busca no Google dá-nos tudo isto.

Ora se selecionar a primeira letra de cada peixinho (agora já com o nome popular): alcorax (a), salmonete (s), boga (b) e enguia (e), temos a, s, b, e.

Combinando na descoberta de uma palavra depressa se chega à palavra “sabe”.

Passemos agora às estatuetas:

Seguindo o mesmo tipo de raciocínio temos R, T, L, Z, A, U.

Depois intercale os dois I de índio aos lados do leão e terá RTILIZAU. Duas letras estão trocadas, diz-se no original. Fácil de chegar à palavra UTILIZAR.

Já temos assim “SABE UTILIZAR” resolvido. Depois temos uma carta de uma só pinta. Um às (abandonamos os acentos, como é tradicional nos enigmas figurados) – “AS”.

Agora os quadros:

Um céu+lulas e retirado o u (do u.menos), obtemos a palavra “CÉLULAS”.

No segundo quadro a palavra cinza+entas (aqui entas obtém-se do resultado dos quarenta a noventa. São os “entas”. Para fazer desaparecer o “a” da cinza basta ir ao nome do pintor e retirar o a.menos – CINZENTAS.

Finalmente um ponto de interrogação a juntar à frase:

“SABE UTILIZAR AS CÉLULAS CINZENTAS?”

Com esta frase o amigo poderá entrar calmamente na Tertúlia. E com uma grande vantagem sobre os clubes de futebol, pois não terá de pagar quotas. O seu clube nunca perde!

 

TORNEIO DE INICIAÇÃO A. RAPOSO

PONTUAÇÕES/CLASSIFICAÇÕES (após 6ª. Prova)

(entre parênteses assinala-se a soma das pontuações alcançadas nas primeiras cinco provas e a pontuação obtida na sexta prova, respetivamente)

 

Grupo de Iniciados

1º. O Madeirense (49+10): 59 pontos;

2ºs. Mascarilha (48+10), Oluap Snitram (49+9) e Visconde das Devesas (48+10): 58 pontos;

5ºs. Broa de Avintes (47+10), Chico da Afurada (48+9), Inspetor Mostarda (48+9) e Príncipe da Madalena (47+10): 57 pontos;

9ºs. Agata Cristas (47+9), Bota Abaixo (47+9), Dragão de Santo Ovídio (46+10) e Mancha Negra (46+10): 56 pontos;

13ºs. Charadista (46+9), Martelo (46+9), Mosca (46+9) e Solidário (45+10): 55 pontos;

17ºs. Beira-Rio (45+9), Detetive Bruno (45+9) e Santinho da Ladeira (46+8): 54 pontos;

20ºs.  Faina do Mar (43+10), Moura Encantada (44+9), Pequeno Simão (44+9), Tó Fadista (43+10) e Zurrapa Verde (43+10): 53 pontos;

25º. Mula Velha (42+9): 51 pontos.

 

Grupo Especial

1º. Detetive Jeremias (44+10): 54 pontos;

2º. Inspetor Mucaba (38+3): 41 pontos;

3º. Inspetor Moscardo (24+8): 32 pontos;

4º. Zé de Mafamude (22+3): 25 pontos;

5º. Madame Eclética (15+5): 20 pontos;

6ºs. Inspetor Guimarães (12+3) e Ma(r)ta Hari (12+3): 15 pontos;

8º. Haka Crimes (11+3): 14 pontos;

9ºs. Arc Anjo (9+3) e Pena Cova (9+3): 12 pontos;

11ºs. Amiga Rola (6+3) e Holmes (6+3) e Talismã (9+0): 9 pontos;

14ºs. Carlota Joaquina (3+3) e Inspetor Madeira (3+3): 6 pontos;

16ºs. Necas (3+0) e Vitinho (0+3): 3 pontos.