“O NOSSO MAIOR PROJETO É COM AS PESSOAS”

O tradicional passeio anual da terceira idade de Canidelo, promovido pela Junta de Freguesia, voltou a concretizar-se. Esta iniciativa decorreu no passado dia 7 de setembro e contou com a participação de 700 pessoas, que passearam nas Caxinas, em Vila do Conde, e foram agraciadas com um banquete na Quinta da Granja, em Barcelos. Dário Silva e Célia Correia, vereadores da Câmara Municipal de Gaia, Almiro Mendes, padre da paróquia canidelense, e os Bombeiros Voluntários de Coimbrões foram presenças relevantes neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.

 

O passeio anual sénior reuniu 700 pessoas com mais de 65 anos, residentes na Freguesia de Canidelo, com o intuito de lhes proporcionar um dia especial. Os autocarros partiram pelas 9 horas da localidade com destino às Caxinas, em Vila do Conde, onde os canidelenses tiveram algum tempo livre para explorar o local e assistir à missa presidida pelo padre Almiro Mendes, na Igreja dos Navegantes.

Posteriormente, os seniores rumaram até à Quinta da Granja, localizada em Barcelos, onde os esperava um banquete e uma tarde repleta de confraternização e animação. Após o almoço, os participantes começaram a explorar o local e, enquanto uns aproveitaram os espaços verdes sublimes, que envolviam extensos relvados e cascatas de água para confraternizar, outros juntaram-se ao momento dançante, que se prolongou até à hora do lanche.

Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Maria José Gamboa, presidente da Junta de Freguesia de Canidelo, afirmou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “foi o passeio do ano e é sempre um bom momento para quem pode vir e para quem cá está com os seus amigos, os antigos vizinhos e é, também, o momento em que as pessoas com mais dificuldades de locomoção e de estabilidade física conseguem ter uma prova de resistência e, talvez, ganhar uma nova energia e mais esperança para a sua vida”.

No final de cada edição, os seniores não escondem a ânsia de voltar a participar nesta iniciativa, o que, para a edil, “é estimulante para nós, Junta de Freguesia, que cumprimos as nossas obrigações perante o povo de Canidelo, que é tentar proporcionar-lhes este encontro, que nós sabemos que é sempre muito confortável e de muita amizade entre todos e desejar-lhes, também, que nos consigam acompanhar naquilo que nós somos capazes de ajudar a crescer na localidade, que é a harmonia entre as pessoas, a respeitabilidade e a consideração. Estes são os valores mais importantes que uma comunidade, um grupo humano, como Canidelo, pode ter para si. O resto, a vida faz. Portanto, aquilo que nós mais gostávamos é que, de hoje a um ano, possamos estar aqui com os mesmos, ou com mais seniores”.

Assegurando que “o nosso maior projeto é com as pessoas”, Maria José Gamboa ressaltou a importância de “olhar para as pessoas de idade e pensar que elas precisam de muita coisa, para além de um lar, que é sempre uma referência fundamental. Elas precisam de conforto nas suas casas, companhia, uma alimentação adequada, da medicação a tempo e horas e precisam que nós não nos esqueçamos delas. Hoje, Canidelo tem muitos jovens, mas, na verdade, a freguesia foi construída por aqueles que, atualmente, têm mais 80 anos e o nosso compromisso mais importante tem de ser com essas pessoas”.