“O TEATRO É VIDA E UMA FONTE INESGOTÁVEL DE CULTURA”

A gala de encerramento da XI edição do Festeatro – Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia decorreu no passado dia 23 de março, no Auditório Municipal de Gaia. Organizado pela Federação das Coletividades gaiense, este evento, que homenageou o ator Fernando Sousa Moura, com o galardão “Personalidade Teatral 2024”, promoveu as artes cénicas do concelho e contou com a presença de Paula Carvalhal, vereadora da Câmara Municipal de Gaia, autarcas, assim como representantes de coletividades e entidades locais.

 

O Festeatro foi fundado pela Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia (FCVNG), tendo em vista a promoção do teatro amador desenvolvido pelas coletividades gaienses. A 11ª edição desta iniciativa decorreu entre os dias 16 de fevereiro e 23 de março, no Auditório Municipal de Gaia, tendo contemplado a apresentação de onze peças, que foram interpretadas por dez instituições do concelho.

O Festival de Teatro Amador começou, assim, no passado dia 16 de fevereiro, com a interpretação da peça “O velório”, pelo Grupo Cénico da Paróquia de Oliveira do Douro, e prosseguiu no dia seguinte com “Ressonar sem dormir”, pela Associação Recreativa de Canelas, ao passo que no dia 18 foi o Orfeão da Madalena que subiu ao palco com “O Rapaz de Bronze”. Por outro lado, no dia 23 de fevereiro, o Grupo Mérito Dramático Avintense apresentou “Restos de Vida”, enquanto, no dia 24, a Associação Recreativa Entre Parentes exibiu “A Receita dos Lacedemónios”. No dia 1 de março, foi a ver dos Plebeus Avintenses pisarem o palco do Auditório Municipal de Gaia para exibirem “A Estrela do Mar”, ao passo que, no dia 2, o TAS – Teatro Amador de Sandim apresentou “Os Rinocerontes”. Já, no dia 15 de março, o Grupo Dramático de Vilar do Paraíso levou a cena “Fando e Liz”, enquanto no dia seguinte a Associação Recreativa de Perosinho subiu ao palco com “De quem é a casa”. Assim, no dia 22 de março, as peças “Alice no País das Maravilhas”, pelo Sporting Club Candalense, e “AvôMinguante”, pelos Plebeus Avintenses, foram as últimas a subirem ao palco do XI Festeatro.

A gala de encerramento deste Festival de Teatro Amador realizou-se a 23 de março, no Auditório Municipal de Gaia, e culminou com a homenagem ao ator Fernando Sousa Moura, que contemplou a atribuição, por parte da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, do galardão “Personalidade Teatral 2024”, “pelos êxitos alcançados, pelo exemplo transmitido, pela qualidade do seu trabalho, nos palcos por onde passou, e pela dedicação e paixão pelo teatro”.

A cerimónia foi inaugurada por um momento teatral, protagonizado pelos atores dos Plebeus Avintenses, e contou com a presença de Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Gaia, Manuel Filipe de Sousa, diretor do Auditório Municipal de Gaia, assim como representantes de Juntas de Freguesia, coletividades, entidades civis e militares.

Após a projeção de um vídeo, deu-se início à homenagem ao ator Fernando Sousa Moura, que começou com o discurso do seu neto, Joshua Moura, que falou sobre o percurso artístico do avô.

Também, Bruno Quelhas, presidente da Direção dos Plebeus Avintenses, interveio, reforçando que “aprendemos muito com o Sousa Moura, desde o dia em que ele entrou para os Plebeus. Trata o teatro com o maior respeito, como se de uma divindade se tratasse. Por ler o texto, compreende-o e anseia sempre pelo público. O silêncio da plateia é o combustível para as suas personagens crescerem. Ensina-nos que o palco é um local sagrado, onde tem a oportunidade de viver várias vidas e de viver histórias mais e menos felizes, através de personagens que ensinam e crescem também com ele. Neste dia em que a Federação das Coletividades lhe presta a devida homenagem, à qual agradecemos, queremos contribuir com estas palavras e agradecer-lhe toda a dedicação que teve e tem com a nossa atividade. Garantimos que a família dos Plebeus estará sempre ao seu lado, durante a vida”.

Por conseguinte, Eduardo Ribeiro, fez questão de recordar, em representação da Junta de Freguesia de Avintes, que a própria edilidade “entendeu, em 2022, homenagear o Sousa Moura, por todo este percurso no teatro, granjeando-o com a medalha de mérito da freguesia”.

Neste seguimento, Paulo Rodrigues, presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, enalteceu que “é com muita honra e com muito orgulho que homenageamos o senhor Sousa Moura”, sublinhando que “este dia é seu, estamos aqui para o homenagear e para lhe dizer o quão importante foi, ao longo destes anos, ter dedicado a sua vida ao teatro. Faça o favor de continuar a ser feliz, a fazer teatro, a ajudar os mais jovens e obrigado por tudo aquilo que tem dado ao teatro, em particular na sua freguesia, mas também no concelho e no país”.

E foi neste contexto que o ator Fernando Sousa Moura subiu ao palco, agradecendo à instituição pela homenagem. Garantindo que “o teatro é vida e uma fonte inesgotável de cultura”.

Agradecendo ao Grupo Mérito Dramático Avintense, aos Restauradores Avintenses, aos Plebeus, à Ilha Mágica e ao Abientes, o distinguido reiterou que “o teatro começa no palco, mas o palco é, também, o dia a dia”.

Depois da entrega de lembranças a todas as coletividades que participaram nesta edição, Paulo Rodrigues voltou a dirigir algumas palavras aos presentes, afiançando que “esta foi a 11ª edição do Festreatro e assistimos a onze espetáculos. Todas as coletividades que participaram nesta edição presentearam-nos com trabalhos com uma qualidade fantástica”.

Relembrando que “todos nós fazemos isto voluntariamente, de forma benévola”, o dirigente associativo ressaltou que “é gratificante chegar ao fim desta edição e verificar que a vossa entrega é tão grande que, de facto, podemos estar muito felizes por termos, em Vila Nova de Gaia, coletividades com tamanha dimensão”.

Durante a sua intervenção, o presidente da Federação das Coletividades de Vila Nova de Gaia, assegurou que “estivemos sempre com sala cheia. Esta edição foi muito participada e já estamos a pensar na 12ª edição”.

Na ocasião, Manuel Filipe de Sousa, diretor do Auditório Municipal de Gaia, também aproveitou o momento para parabenizar Fernando Sousa Moura, frisando que “esta homenagem é mais do que justa. Você é um símbolo daquilo que são os grandes atores e atrizes do teatro amador de Vila Nova de Gaia”.

Relativamente à iniciativa, o diretor do Auditório Municipal de Gaia, salientou que “é um prazer receber-vos com a qualidade que esta edição teve. Adesão do público esteve relacionada com a reorganização, ao nível de calendário, que fizemos do Festeatro, transportando-o para fevereiro e março e, em 2025, também será nessas datas, pois foi uma aposta ganha”.

A XI edição do Festeatro – Festival de Teatro Amador de Vila Nova de Gaia encerrou com o discurso de Paula Carvalhal, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Gaia, que agradeceu ao ator Fernando Sousa Moura, referindo que “é uma pessoa que se transforma em palco. Um bem-haja por esta entrega benévola, pois é sempre muito forte a sua presença”.

Aludindo que “esta edição foi das melhores que eu vi, em termos de qualidade dos trabalhos apresentados”, a edil congratulou as coletividades por “virem a este palco, que é o maior de Vila Nova de Gaia, e por se apresentarem com tanta entrega, o que se refletiu nas salas cheias que tivemos aqui”.