PEDRO MADRUGA CONQUISTOU O CONCURSO FOTÓGRAFO DO ANO OCEAN AZORES 2024

Pedro Madruga venceu o Concurso Fotógrafo do Ano Ocean Azores 2024 com a imagem intitulada “A Sperm Whale Breaching”, que representa um cachalote a saltar fora de água, junto à costa do Pico.

A fotografia vitoriosa absoluta foi selecionada entre mais de 1400 imagens que participaram neste certame que convidou profissionais e amadores a submeterem as suas melhores imagens sob a temática do oceano, tiradas nas águas do arquipélago açoriano.

Neste contexto, a Fundação Ocean Azores, em parceria com a Azores Getaways, revelou que o foco da competição foi a sustentabilidade marinha, tendo o concurso sido dividido em quatro categorias, nomeadamente Turismo Oceânico, Acima da Água, Debaixo de Água e ainda Lixo Marinho. O vencedor absoluto foi escolhido entre estes finalistas e além de ver o seu trabalho presente no Aeroporto de Ponta Delgada durante um ano, ganhou ainda um prémio pecuniário de 2500 euros.

“Esta foi uma competição difícil. A qualidade e a paixão pelo oceano demonstradas foram esmagadoras e os jurados tiveram muito que debater para selecionar a imagem vencedora”, explicou o presidente da Fundação, Ali Bullock, asseverando que “a imagem escolhida como vencedora absoluta foi considerada a mais representativa da missão do concurso, que era contar a história de um santuário marinho único e ajudar a divulgar o trabalho sobre o turismo marinho sustentável”.

Por conseguinte, o CEO e proprietário da Azores Getaways, Luis Nunes, afirmou também que “uma baleia que surge perto da costa é sempre um momento muito especial, algo que mostra a beleza da natureza a que estas baleias pertencem. Não poderia estar mais feliz por este merecido vencedor, que mostra o que os Açores têm de melhor e o que temos para oferecer”.