PERDA DE RENDIMENTO NA PESCA PREOCUPA GAUDÊNCIO

Para auscultar as preocupações dos diversos setores da atividade económica ribeiragrandense, Alexandre Gaudêncio iniciou uma série de visitas para poder contactar com os empresários locais.

 

Num momento em que o comércio e produtores locais estão a retomar a atividade e a reabilitarem-se das perdas provocadas pela pandemia causada pela COVID-19, o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande começou por visitar o setor das pescas, em Rabo de Peixe, acompanhado pelo restante executivo camarário e pelo presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, Jaime Vieira.

“Neste setor deparamo-nos com a preocupação dos empresários com as perdas de rendimento devido à COVID-19, verificando-se uma queda abruta nas vendas para a área da restauração”, assinalou o autarca, que diz ter encontrado alguns sinais de retoma, principalmente no que diz respeito à procura por parte dos clientes particulares, embora “de forma muito ténue”.

Segundo Alexandre Gaudêncio, “as empresas ligadas a este setor estimam voltar aos números de 2019 apenas dentro de dois anos, isto se a situação da pandemia continuar a evoluir favoravelmente”.

Tendo acompanhado também a chegada de algumas embarcações de pesca ao porto de Rabo de Peixe, registou por parte dos pescadores a “perda de rendimentos e as dificuldades em manter os compromissos financeiros”.

Enquadrada nas comemorações do 39.º aniversário de elevação da Ribeira Grande a cidade, esta iniciativa de proximidade e contato com as gentes locais numa altura difícil para todos, tem o lema “Ribeira Grande: orgulho no presente rumo ao futuro”, e vai contemplar também as áreas da agricultura, serviços e ação social.