“PESSOAS QUE PELO SEU TRABALHO, EMPENHO E DEDICAÇÃO SE TRANSFORMARAM EM VERDADEIROS GAIENSES”

A Câmara Municipal de Gaia assinalou o Dia do Município com a tradicional atribuição de Medalhas Honoríficas a 19 entidades e personalidades que prestaram serviços relevantes, contribuindo, assim, para o bem-estar social e para a projeção do concelho. A cerimónia decorreu no Auditório Municipal gaiense e contou com a presença do executivo municipal e presidentes de Junta, entre representantes de entidades civis e militares.

 

O Auditório Municipal de Gaia voltou a ser palco da cerimónia de celebração do Dia do Município, que contemplou a atribuição de 19 Medalhas Honoríficas às entidades e personalidades que prestaram serviços relevantes, contribuindo, assim, para o bem-estar social e para a projeção do concelho.

A sessão, que decorreu no passado dia 20 de junho e foi inaugurada com um momento musical protagonizado pelo trio composto por Sandra Monteiro no oboé, Carla Quelhas no piano e Gil Costa no violoncelo, contou com a presença do executivo municipal e presidentes de Junta, entre representantes de entidades civis e militares.

Posteriormente, foi Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, quem deu início às intervenções, sublinhando que “é um orgulho ter-vos e cá e estar em mais uma iniciativa, comemorando estes 10 anos de ciclo autárquico que vai trazendo no dia a dia coisas muito boas para o município e também menos positivas, que resultam de problemas do dia a dia”.

Para o edil, “o dia de hoje evoca, no fundo, o aniversário do Foral de Vila Nova de Gaia, não do Foral Manuelino de há mais de 500 anos, mas verdadeiramente daquela que foi a apresentação jurídica e legal do município como o conhecemos hoje, com o seu enquadramento normativo e administrativo”.

Recordando que a comemoração do Dia do Municipio foi inaugurada com a apresentação do Plano de Pormenor da Estação de Gaia – Santo Ovídeo, o presidente da autarquia gaiense salientou que “o legado que está a ser construído é absolutamente extraordinário e único”, ressaltando que “hoje é o nosso aniversário e esta pode ser tida como a prenda do nosso aniversário comum, que é a definição da alta velocidade como a obra dos próximos tempos”.

Relativamente ao espírito das medalhas, Eduardo Vítor Rodrigues reforçou que passa por “homenagear pessoas que pelo seu trabalho, empenho e dedicação se transformaram em verdadeiros gaienses, não no cartão de cidadão, não necessariamente de residência, mas nossos concidadãos e também nossos embaixadores, alguns nascendo e vivendo em Gaia, outros só vivendo em Gaia, outros nem a sorte de viver em Gaia têm, mas verdadeiramente têm um papel importante na nossa história coletiva e nos servem de exemplo, todos os dias”.

Ana Abrunhosa, ex-ministra da Coesão Territorial, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, António Cunha, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e José Carlos Oliveira, arquiteto que ganhou o concurso de conceção e construção da nova ponte sobre o Douro com o Laboratório Edgar Cardoso e Arenas & Associados, receberam a Medalha de Honra que lhes atribuiu o título de Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia.

Por sua vez, a Medalha de Mérito Cultural, Grau Ouro, foi entregue ao caricaturista António Santos (Santiagu), ao passo que a Medalha de Mérito Desportivo, Grau Ouro, foi atribuída a António Sousa Magalhães, Cristina Fernandes, João Carlos Cardoso, Paula Castro, Ricardo Costa, Rui Amaral e a José Pedro Ramos, a título póstumo. Já, Abílio Rocha, George Sandeman, João Fernando Ramos e Rui Ramos foram os homenageados com a Medalha de Mérito Profissional, Grau Ouro, enquanto as empresas Augusto Guimarães & Irmão, Lda., Nogway Group e Standvirtual receberam a Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro.

No final do seu discurso, Eduardo Vítor Rodrigues enalteceu que “no dia de hoje, são estas as pessoas que nós homenageamos. Homenageamos para que possamos dizer obrigado. Homenageamos para que possamos pedir-vos compromisso e que passem a ser embaixadores de Gaia. Homenageamos para vos dizer o quanto a vossa passagem por esta vida e por este tempo foi suficientemente importante para nós vos considerarmos para além das formalidades do dia a dia e, desta forma, ficando vinculados à nossa longa história coletiva”.

Posteriormente, Ana Abrunhosa, ex-ministra da Coesão Territorial, dirigiu-se aos presentes, em representação de todos os homenageados deste Dia do Município, agradecendo à autarquia “pela honra que nos concede de ficarmos para sempre ligados a Vila Nova de Gaia”.

Assegurando que “nós, hoje, somos concidadãos de Gaia e a partir de hoje somos embaixadores de Gaia”, a distinguida com a Medalha de Honra frisou que “esta diversidade de homenageados também reflete a diversidade do concelho”.

Assim, a ex-ministra da Coesão Territorial terminou a sua intervenção, reforçando “o nosso compromisso de cuidar sempre de Gaia e de considerar sempre Gaia a nossa terra”.

Durante a cerimónia, as empresas de vinho do Porto e as padarias que se dedicam ao fabrico da broa de Avintes e dos velhotes de Valadares também foram agraciadas com a Placa Evocativa Municipal dos 50 anos do 25 de Abril.

Neste seguimento, também Albino Almeida, presidente da Assembleia Municipal de Gaia, interveio, parabenizando todas as personalidades e entidades distinguidas “neste dia de aniversário da nossa cidade”. “Obrigado por esses princípios adquiridos pelos exemplos de vida de cada uma e cada um dos homenageados de hoje. Na verdade, em termos de valorização do trabalho colaborativo e das atividades coletivas, que podem fazer a diferença nos vários planos da vida social, económica e política, importa mesmo renovar os agradecimentos individuais já feitos e registados”, referiu o autarca, garantindo que “continuamos a afirmar o melhor de Portugal”.

As comemorações do Dia do Município terminaram com um momento musical sublime, protagonizado pela pianista Carla Quelhas.