PIC PARA O SUCESSO EDUCATIVO ALARGADA A ESCOLA DA MAIA

A Parceria de Intervenção Comunitária (PIC) para o sucesso educativo “Escola, Família, Comunidade” vai ser alargada no próximo ano letivo (2019/2020) às escolas básicas integradas da Maia e também dos Arrifes, em Ponta Delgada.

 “Escola, Família, Comunidade” visa promover o sucesso educativo bem como reduzir a retenção e o absentismo.

Aos concelhos de Lagoa, Vila Franca do Campo, Nordeste e Povoação, juntam-se Ponta Delgada e Ribeira Grande nesta parceria (da responsabilidade das secretarias regionais da Educação e Cultura e da Solidariedade Social, das câmaras municipais envolvidas e com a coordenação científica de uma equipa do Instituto Superior de Psicologia Aplicada [ISPA]), agora estabelecida para o novo ano letivo.

Nas unidades orgânicas onde já está implementada registam-se melhorias significativas nas médias dos resultados dos alunos, assim como nos restantes indicadores.

No ano letivo que terminou (2018/2019), todas as unidades orgânicas envolvidas na PIC atingiram, algumas pela primeira vez, taxas de retenção no ensino básico regular abaixo dos 10%. Por sua vez, as taxas de sucesso dos alunos do ensino básico regular que assumiram o compromisso no âmbito do PIC variaram entre 56% e 83%. No âmbito desta parceria verificou-se igualmente uma diminuição do número de faltas injustificadas e de participações disciplinares, bem como o aumento do número de presenças dos encarregados de educação na escola.

A PIC insere-se no Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, Açores pela Educação, em vigor desde 2015 e por um período de 10 anos. As parcerias estabelecidas contam com a colaboração da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, Centros de Inclusão e Desenvolvimento Juvenil, Centros de Atividades de Tempo Livres, associações desportivas, recreativas e culturais dos respetivos concelhos e outras entidades do setor público, particular e cooperativo.