A Câmara Municipal da Horta foi distinguida pela primeira vez com o “Prémio de Excelência Autárquica”, nas categorias de Educação e Cultura, no decorrer do II Congresso da Cidade Social, realizado em Santa Maria da Feira.
“Esta é uma distinção que nos honra, pois traduz o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo Município da Horta”, afirma o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, que destaca ainda a relevância das duas áreas que fundamentam a atribuição dos prémios.
“Educação e cultura têm um grande impacto no desenvolvimento de uma sociedade, pois promovem o crescimento intelectual, social e cultural da nossa comunidade”.
Carlos Ferreira salienta o empenho dos trabalhadores do município e da vereadora Maria Antónia Dutra, decisivos para alcançar estes resultados, e reconhece também que “esta distinção lança a responsabilidade de continuarmos a fazer mais e melhor nestas áreas e desafia-nos a aprimorar as outras”.
Na categoria Educação, foi distinguido o projeto “Participação Cívica – Poder Local”, que tem como principal objetivo familiarizar os alunos de diferentes níveis de ensino com conceitos de cidadania e política local. Por sua vez, na Cultura, o Município da Horta foi distinguido com o projeto “Canções da nossa Infância”, um projeto pedagógico, educativo e artístico que envolveu a comunidade escolar do Pré-Escolar e do 1.o Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas e privadas da Ilha do Faial, e as oito Bandas Filarmónicas do concelho da Horta, nos meses de abril e maio de 2023.
O Prémio de Excelência Autárquica, atribuído pela Cidade Social, tem como objetivo sublinhar a importância de políticas públicas que, além de melhorarem a qualidade de vida dos cidadãos, contribuem para o desenvolvimento sustentável dos territórios.