Após uma reunião com as responsáveis pela Associação Sete Mares, em Rabo de Peixe, o Grupo Parlamentar do PS Açores teceu elogios a esta nova associação criada por mulheres pescadoras.
“É importante o surgimento de novas associações, com pessoas experientes mas também jovens, que trazem uma nova dinâmica e uma forma de olhar para os desafios a longo e não a curto prazo”, afirma o deputado socialista Carlos Silva.
O PS Açores destaca ainda o contributo que as dirigentes podem ter nas pescas, já que “são profissionais que têm bem presentes as dificuldades que o setor enfrenta, nomeadamente, a sua sustentabilidade e a escassez de recursos”.
Carlos Silva lembrou também as parcerias que podem ser desenvolvidas com o Governo Regional dos Açores, “tal como é feito com outras associações” que poderão “desempenhar um papel muito importante na resolução dos problemas da comunidade piscatória de Rabo de Peixe”.
Depois do encontro, os deputados do PS Açores acreditam que a nova Associação Sete Mares, sediada na maior comunidade piscatória, Rabo de Peixe, “merece todo o apoio e incentivo, até porque não se esgota na atividade da pesca propriamente dita”, dado que, segundo as responsáveis a perspetiva futura é “a de vir a prestar alguns serviços à população, seja no âmbito médico ou de acompanhamento social”.