João Dâmaso Moniz, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca e Filipe Lopes, presidente da Junta de Freguesia de Pedroso e Seixezelo, assinaram um protocolo de intenção de geminação entre as duas freguesias no passado dia 3 de agosto, na Ribeira Seca.
Há cerca de seis anos que Filipe Lopes e João Dâmaso Moniz têm vindo a estabelecer contactos e a trocar ideias sobre a futura geminação das freguesias que representam. Numa cerimónia conduzida pelo diretor do AUDIÊNCIA, Joaquim Ferreira Leite, o protocolo de intenção de geminação foi assinado.
O principal objetivo desta iniciativa é poder proporcionar aos habitantes de ambas as freguesias uma troca de experiências para que “possamos aprender uns com os outros”, como disse o Presidente de Pedroso e Seixezelo.
João Dâmaso Moniz acredita no futuro desta geminação: “as nossas coletividades, os nossos grupos (compostos por pessoas que querem desenvolver a nossa freguesia do ponto de vista cultural ou recreativo) e as marchas de São Pedro” parecem ter “condições” para que possam ser feitos intercâmbios, havendo até a possibilidade de “levar essas marchas a Pedroso e Seixezelo”.
“Acredito que há condições para que possamos, num futuro próximo, desenvolver um conjunto de intercâmbios que possam trazer novas dinâmicas à Ribeira Seca e a Pedroso e Seixezelo”, disse o ribeirasequense, refletindo sobre o que as duas freguesias têm em comum, como por exemplo os grupos desportivos, recreativos e culturais.
Por sua vez, também Filipe Lopes afirma que há “um conjunto de situações de âmbito social, educacional, desportivo e cultural” que podem ser trabalhadas para que possam ser feitos intercâmbios para “crescermos mutuamente”.
“As geminações fazem sentido se, efetivamente, as pessoas, as coletividades e as instituições se revirem nessa geminação e tentarem, com a freguesia geminada, criar pontes, laços e intercâmbios”, arrematou.
Ainda durante esta cerimónia, na qual esteve presente o Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora do Monte (que estava em São Miguel por ocasião do Festival de Folclore Ilha Verde), Joaquim Ferreira Leite anunciou a sua intenção de homenagear o presidente do grupo, Manuel Silva, pela sua dedicação ao “Rancho e por todo o serviço prestado à comunidade da Senhora do Monte” na próxima Gala AUDIÊNCIA, que acontecerá a 3 de fevereiro de 2020.
No âmbito desta viagem de Filipe Lopes e do Rancho Folclórico e Cultural Nossa Senhora do Monte à ilha de São Miguel, acompanhados pelos empresários António Marques, António Ferraz e Paulo Leitão, o vereador da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Carlos Anselmo, recebeu-os nos Paços do Concelho, demonstrando assim o apoio da autarquia no que concerne à geminação que será, brevemente, oficializada.