O atleta da Academia de Atletismo do Clube de Futebol de Oliveira do Douro, Sandro Baessa, conquistou a medalha de prata na prova dos 1500 metros T20 (deficiência intelectual) nos jogos Paralímpicos que foram realizados em Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.
Sandro Baessa alcançou o 2º lugar e obteve a melhor marca pessoal de toda a sua carreira com o tempo de 3.49.46, apenas ficou atrás do britânico Ben Sandilans que bateu o recorde do Mundo dos 1500 metros com o tempo de 3.45,40.
O sonho é real.
Quando o entrevistei pela primeira vez, Sandro Baessa tinha o sonho de representar Portugal nos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio, esteve presente e conseguiu o 12º Lugar nos 1500 metros, já em Paris foi medalha de Prata.
Não iremos esquecer o dia 6 de setembro. Tivemos um orgulho enorme por esta conquista. O Sandro fez uma corrida fantástica deixou para trás atletas de grande prestígio no atletismo mundial, caso do atleta dos USA- Michael Brannigan, do italiano Ndiaga Dieng, dos japoneses Akai Daiki e Togana yuji e do Irlandês Aaron Shorten.
Esta grande vitória do atleta gaiense é prova do seu esforço, dedicação e resiliência. Também temos de conceder os parabéns ao treinador, Rui Pedro Pinto e para a coordenadora da Academia de Atletismo do C.F. Oliveira do Douro, Ana Carneiro, que são testemunho pela sua grande paixão pelo desporto. Vocês são um grande exemplo de saber trabalhar em equipa. São o orgulho de Gaia e de Portugal.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris, o maior acontecimento desportivo do Mundo, Portugal conquistou 7 medalhas. Destas, foram duas de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Obteve dezoito diplomas paralímpicos, com o 4º ao 8º lugar que os seus atletas conseguiram. Foi extraordinário.
Portugal subiu para o 42º lugar na tabela dos jogos paralímpicos. Participou com 27 atletas, sendo 7 estreantes, 17 atletas do género masculino e 10 do género feminino que participaram nas modalidades de Atletismo, Boccia, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Judo, natação, Tiro, powerlifting e triatlo.
Nos Jogos Paralímpicos de Paris estiveram presentes 185 países, através do seu comité paralímpico com 4400 atletas.
Até 2028 em Los Angeles …