SEGUNDO ANO DA INICIATIVA “PELOS LIMITES GEOGRÁFICOS DO CONCELHO DO NORDESTE”

No último 1 de fevereiro, o Centro Desportivo e Recreativo do Nordeste deu início à segunda edição da iniciativa “Pelos Limites Geográficos do Concelho do Nordeste”, por opção do município do Nordeste e do Centro Desportivo depois do sucesso da primeira edição realizada em 2024.

A edição deste ano sofreu alterações em algumas etapas, como a inversão do sentido do percurso. A decisão de caminhar em trilhos procura incentivar a prática do pedestrianismo, ligado à conexão com a natureza, conhecimento de lugares na sua dimensão histórica e cultural do concelho, privilegiando os atalhos, caminhos rurais ou agrícolas ou mesmo zonas de pastos e floresta com exceção nas passagens por zonas urbanas.

Os percursos tiveram cinco etapas, descontínuas, com extensões de 17 km, com princípio na Matriz de São Jorge na Vila do Nordeste e no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Este evento é realizado em parceria com António Rego, guia que o propôs ao município.

No passado 1 de fevereiro foi desenvolvida a primeira etapa, com um percurso entre Vila do Nordeste e Algarvia, com 39 participantes e cerca de 17 km, durando cerca de cinco horas. Apesar de estarem inscritos por volta de 50 participantes, as condições atmosféricas fizeram com que algumas pessoas não aparecessem.

Foram realizadas pausas e breves contextualizações históricas sobre os pontos de interesse, nomeadamente, a Igreja Matriz de São Jorge, os Paços do Concelho, a estátua de António Alves de Oliveira, a Ponte dos 7 Arcos, a Casa do Trabalho, a Ermida da Nossa Senhora do Rosário, a Zona Balnear da Foz da Ribeira, o Parque Endémico do Pelado, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o Pocinho da Senhora do Pranto, a Ermida de Nossa Senhora do Pranto, a Via Sacra da Senhora do Pranto, o Merendário do Baião, a Igreja de Santo António Nordestinho, a Ribeira e o Miradouro Despe-te-que-suas e a Igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Rádio Audiência
Rádio Audiência
LIVE