O velejador Serafim Gonçalves continua bastante activo no seu regresso competitivo pós-pandémico. Depois do excelente sexto lugar alcançado no Campeonato Galego, o laserista do Clube Naval Povoense regressou a Portosin para participar no Campeonato de Espanha da categoria “masters”, evento organizado pelo Real Club Náutico de Portosin, com apoio da Federação Galega e da Federação Espanhola de Vela.
O evento levou à localidade galega perto de sete dezenas de concorrentes, entre os quais figurava um único português – Serafim Gonçalves – inscrito no escalão etário de 45-55 anos. O vencedor absoluto foi José Maria van-der Ploeg, autor de quatro triunfos parciais, que lhe permitiram concluir destacado, com apenas 16 pontos de penalização, contra 29 do valenciano Javier Criado e 30 do catalão José Luiz d’ Orest, cada um com duas vitórias parciais cada, enquanto o catalão Alfredo Vasquez, vencedor de uma das nove regatas, foi quinto, com 46 pontos.
Quanto ao posicionamento alcançado por Gonçalves (20º), com 147 pontos, mesmo não tendo sido brilhante, traduz bem a perseverança do matosinhense do clube poveiro, ao longo das várias décadas que leva na prática duma modalidade que “transporta” no coração. A classificação obtida por Gonçalves foi o corolário de todas as suas prestações. Abriu com o seu melhor resultado parcial (16º), obtendo também dois (17ºs), três (18ºs), 21º, 22º e 24º lugar. Após esta participação, Serafim Gonçalves voltará a competir nos dias 26 e 27 do corrente, em Villa Garcia de Arousa, palco da tradicional Semana Galega.