Adelaide Ramos Vilela, vencedora do Troféu AUDIÊNCIA Exemplo & Vida 2023, esteve à conversa na Antena 1, no programa Inter-Ilhas, com Sidónio Bettencourt. A entrevista, que decorreu no dia 8 de outubro, conduziu os ouvintes pela impressionante vida da jornalista e escritora que colabora, atualmente, com o Jornal Lusopress, em Montreal, e já conta com 11 livros editados.
Após ter sido galardoada com o Troféu Exemplo & Vida 2023, na XIX Gala AUDIÊNCIA, a escritora Adelaide Ramos Vilela foi convidada por Sidónio Bettencourt para participar, no dia 8 de outubro, no programa Inter-Ilhas, na Antena 1.
Na ocasião, a também jornalista no Jornal Lusopress, em Montreal, e colaboradora da RDPI, falou sobre o seu percurso, desde as suas origens, à sua vida em Angola, até se mudar para o Canadá, onde reside atualmente. Com um caminho de superação de inúmeros obstáculos, Adelaide Ramos Vilela falou sobre as mais de 30 cirurgias a que já foi submetida, evidenciando o seu espírito de superação.
Com os Açores no coração, a escritora, que é natural de São Jorge da Beira, na Covilhã, afirmou que foi no arquipélago que encontrou o sentimento de pertença a um lugar, abordando as inúmeras atividades que foi exercendo ao longo da vida, em setores tão diversos como relações humanas e artísticas, educação, conferências, publicidade, jornalismo e fotografia.
Com 11 livros publicados e inúmeras antologias, Adelaide Ramos Vilela destacou o facto de ter sido reconhecida na América Latina como “Poeta de la luz” e agraciada pela “Casa do Poeta Peruano”, salientando, ainda, as duas medalhas de ouro que recebeu no Festival Internacional de Poesia, em Tumbes.
No final da sua conversa com Sidónio Bettencourt, a autora evocou, ainda, a apresentação do seu novo livro, intitulado “Brisa de Verão”, que iria decorrer durante a tarde do dia em questão, na Livraria Letras Lavadas, em Ponta Delgada, depois do sucesso alcançado no Canadá.