O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade, Ricardo Medeiros, destacou os números relativos às candidaturas ao subsistema do Competir+ para a Internacionalização das empresas açorianas, durante uma visita efetuada à Fábrica de Chá da Gorreana, situada na costa norte da ilha de São Miguel, na freguesia da Maia.
Ricardo Medeiros refeiru que “em boa hora o Governo lançou esta medida, uma vez que as nossas empresas necessitavam de um incentivo para aumentar as suas exportações, conforme demonstra a grande adesão verificada”.
Os custos de insularidade e concretamente os relativos ao transporte deixaram de ser determinantes no que respeita à competitividade dos produtos regionais nos mercados externos. “As nossas empresas têm cada vez mais apostado em vender para o exterior, tal como acontece com a Fábrica de Chá da Gorreana.”, disse o Diretor Regional.
Desde a entrada em vigor deste apoio, em 2016, “já rececionamos 241 candidaturas, e os valores previstos de projetos apresentados já ultrapassaram os 17 milhões de euros”, sublinhou Ricardo Medeiros.
“As nossas empresas têm que estar cada vez mais capacitadas para a venda nos mercados internacionais dos seus produtos, o que necessariamente irá contribuir para um maior desenvolvimento económico da nossa Região. Esta aposta do Governo Regional tem sido ganha e todas as empresas que têm como ambição a sua internacionalização podem apresentar candidaturas para apoios, até final de 2020”, concluiu Ricardo Medeiros.