O Team Manaia e a Associação Circoolar Consciente, estiveram em destaque na 1ª jornada do Group 1 Portugal Touring Race. Logo na sessão de treinos cronometrados a equipa do team Manaia, constituída por Joaquim Bernardes e Sérgio Silva, debateram-se com problemas técnicos no seu Volkswagen Golf, relacionado com a caixa de velocidades, na qual a 5ª velocidade deu problemas. Mesmo assim, a dupla fez o 14ª melhor crono em termos de geral, com a melhor volta feita ao autódromo de Portimão em 2.23.171 à média de 116,95 km/h, e o 5º entre os classificados na categoria dos Golf.
Com o problema resolvido, a dupla do team Manaia, partiu para o ataque, e faz uma boa largada, e fruto de uma corrida bem gerida acabariam por ver a bandeira de xadrez no 5º lugar na classificação geral, com a melhor volta feito ao autódromo de Portimão em 2.19.888 à média de 107,74 km/h, e o 3º classificado no seio da sua categoria, e com uma ida ao pódio.
Para a segunda corrida, e ainda a ressentir-se dos problemas de caixa que não ficaram completamente resolvidos, a dupla alcançou uma corrida fabulosa, tendo acabado por ver a bandeira de xadrez na 8º lugar em termos de classificação geral, com a melhor volta feito ao autódromo de Portimão em 2.19.566 à média de 113,38 km/h, e de novo o 3º entre os carros da sua categoria, e mais uma ida ao pódio.
No final, Joaquim Bernardes, admitiu que “foi um fim de semana que de fácil não teve nada, logo na sessão de treinos, os problemas na caixa de velocidades, nomeadamente na 5ª velocidade, que não nos permitiu extrair o máximo do carro na reta da meta de Portimão”. “Mas tentamos fazer o melhor, e assim terminamos esta 1ª jornadas em 8ª lugar da classificação geral, e 3º na nossa categoria, e deixo Portimão com um sentimento de dever cumprido, e agora há que pensar na jornada seguinte, para ver se conseguimos fazer mais e melhor”, concluiu o piloto.