TOMÁS PIRES DE LIMA (CVA) OBTÉM TRIUNFO NA GALIZA

Tomás Pires de Lima, velejador da classe “laser” que representa o Clube de Vela Atlântico, em Leça da Palmeira (Matosinhos), impôs os seus atributos competitivos em águas da Galiza ao classificar-se em primeiro lugar no denominado Campeonato Galego, cuja organização esteve a cargo do Clube Náutico de Portosim.

O laserista leceiro, ultimamente bastante assíduo nos treinos e que na presente época já averbou cinco primeiros lugares, três dos quais na Galiza, dominou por completo esta competição com uma performance que lhe permitiu obter destacado o primeiro patamar do pódio com apenas sete pontos de penalização.

Pires de Lima ficou à frente de Henrique Guerra (Clube Naval de Leça), com 20, e do veterano Serafim Gonçalves representante do Clube Naval Povoense/Bicasco, com 25, para o qual o vento fraco que se fez sentir foi o mais duro obstáculo a ultrapassar, dado tratar-se de um condicionamento pouco propício à compleição atlética do velejador do clube poveiro.

Uma vez que se tratava de uma prova aberta que proporcionou aos citados portugueses a possibilidade de competir, o título em disputa foi para Jaime Carreras, do Clube Náutico de Ares, que não conseguiu melhor que a quarta posição.

Entretanto, a participação dos “lasers” poderá este ano estar em risco no próximo Troféu Santos Inocentes, regata com que tradicionalmente encerra na Galiza o calendário de provas, devido ao elevado número de barcos da classe “optimist”, que poderá exceder o número previsto.

Se isso vier a confirmar-se, os “lasers” serão os sacrificados no evento com que anualmente encerra a temporada da vela na área de jurisdição da Federação Galega.