É, talvez, o concelho mais jovem do país. Com apenas 20 anos de idade, a Trofa lutou muito pela sua autonomia enquanto município, o qual viu reconhecido a 19 de novembro de 1998. Este tornou-se num dia histórico e simbólico para esta localidade e para todos os seus habitantes.

Contudo, apesar de ser um concelho recente, o percurso histórico da Trofa é longo. O seu povoamento remonta a milhares de anos atrás, facto que pode ser comprovado pelos 34 machados de bronze encontrados em S. Martinho de Bougado e que hoje se encontram na Sociedade Martins Sarmento em Guimarães ou pelo emblemático Castro de Alvarelhos, classificado como monumento nacional desde 1910.

Localizada num vasto território, a Trofa foi, ao longo de mais de 160 anos, administrativamente dividida entre os concelhos da Maia, de Vila do Conde e de Santo Tirso. Só a 19 de novembro de 1998 a Trofa seria independente como concelho, após muita luta, já que os trofenses nunca aceitaram a decisão administrativa traçada a régua e esquadro no Terreiro do Paço, em 1835, que mandava integrar no recém-criado concelho de Santo Tirso estas antigas terras da Maia.

Por várias vezes se tentou a “separação”, com o descontentamento a crescer já que a Trofa apenas recebia pequenas parcelas do orçamento camarário embora contribuísse com quase 50 por cento das receitas autárquicas que entravam nos cofres do município.

Apesar de crescer graças à iniciativa privada, a Trofa continuava com falta de estruturas e infraestruturas indispensáveis, pelo que, após o 25 de Abril acabaria por ser criada uma Comissão Promotora do Concelho da Trofa, formada por treze pessoas, que iniciou todo o processo e o conduziu à meta desejada.

Este processo culminou, então, no dia 19 de novembro de 1998, com a aprovação em Assembleia da República da criação do Concelho da Trofa.

Sob os desígnios de Sérgio Humberto, que cumpre o seu segundo mandato, a Trofa é, atualmente, um Município de referência na região e no país e tem apostado no desenvolvimento empresarial e na constante melhoria da qualidade de vida das populações. Se a nível económico e social tem evoluído bastante, havia sempre algo que faltava: os Paços do Concelho.

Contudo, tudo isso irá mudar em breve. A Trofa vai deixar de ser o único dos municípios portugueses sem Paços de Concelho, depois de ter sido anunciado, em outubro deste ano, o projeto da autoria do arquiteto trofense, José Carlos Nunes Oliveira, que irá transformar a antiga fábrica da Indústria Alimentar Trofense nos Paços do Concelho.

ALGUMAS DATAS SIGNIFICATIVAS DA HISTÓRIA DO CONCELHO

6 de novembro de 1836
Integração das oito freguesias que pertenciam ao concelho da Maia no novo concelho de Santo Tirso: São Martinho de Bougado, São Tiago de Bougado, Covelas, Muro, Alvarelhos, Guidões, São Romão do Coronado e São Mamede do Coronado;

25 de abril de 1974
Recomeço da luta pela criação do concelho da Trofa

16 de maio de 1984
Criação da Vila da Trofa

14 de dezembro de 1990
Criação da Comissão Promotora do Concelho da Trofa (integrando 13 elementos)

15 de julho de 1992
Entrega do processo de constituição do concelho na Assembleia da República

2 de julho de 1993
Elevação da Trofa a cidade

Fevereiro de 1998
Entrada na Assembleia da República de três Projetos de Lei com vista à criação do novo Município

19 de novembro de 1998
Aprovação da criação do concelho da Trofa na Assembleia da República apoiada por cerca de dez mil trofenses que aí se deslocaram

22 de janeiro de 1999
Tomada de posse da «Comissão Instaladora do Município da Trofa» no Governo Civil do Porto

16 de dezembro de 2001
Eleição dos Primeiros Órgãos Municipais do Concelho da Trofa

7 de janeiro de 2002
Tomada de posse dos Primeiros órgãos autárquicos eleitos

9 de outubro de 2005
Eleições dos Segundos Órgãos Municipais do Concelho da Trofa

28 de outubro de 2005
Tomada de posse dos Segundos Órgãos autárquicos eleitos

11 de outubro de 2009
Eleições dos Terceiros Órgãos Municipais do Concelho da Trofa

30 de outubro de 2009
Tomada de posse dos Terceiros Órgãos autárquicos eleitos

29 de setembro de 2013
Eleições dos Quartos Órgãos Municipais do Concelho da Trofa

21 de outubro de 2013
Tomada de posse dos Quartos Órgãos Autárquicos Eleitos

22 de outubro de 2017
Tomada de posse dos Quartos Órgãos Autárquicos Eleitos

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com