O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis atribuiu, pela primeira vez, à Câmara Municipal da Trofa a distinção de “Município Amigo das Famílias”, uma premiação que pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir os municípios que investem na construção de uma política integrada de apoio à família.
Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, afirmou que “este é um reconhecimento meritório do trabalho desenvolvido na área da ação social no nosso município. O apoio social aos munícipes tem sido, desde 2013, uma das nossas grandes apostas e este prémio significa que essa foi uma aposta eficaz. Queremos continuar a pôr em prática medidas de apoio às famílias trofenses”.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis revelou que na edição de 2019 participaram 141 autarquias no inquérito deste organismo, tendo apenas 76 sido distinguidas nesta 11ª edição.
O inquérito do Observatório avaliou as iniciativas dos municípios em 10 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, educação, habitação, transportes e saúde. Neste seguimento, o município da Trofa salientou que entre as várias medidas de apoio social contempladas pela autarquia neste inquérito estão, por exemplo, a disponibilização de consultas de apoio jurídico; o apoio em situações de fragilidade social, nomeadamente a idosos; o programa de apoio a famílias imigrantes; apartamentos de retaguarda; o apoio ao arrendamento e os diferentes protocolos da autarquia com instituições que desenvolvam o apoio às famílias, acrescentando que “nesta lista constam também as diferentes medidas do município no que toca ao apoio à educação, nomeadamente o apoio com refeições escolares e a oferta de livros de exercícios a famílias com baixo rendimento, o desenvolvimento de uma plataforma de ensino assistido e ainda o apoio ao Ensino Universitário através de Bolsas de Estudo”.