Segundo o Relatório Anual de Energia e Emissões da Agência da Energia do Porto, que avaliou a Matriz de Energia do concelho da Trofa, a redução da utilização do consumo de energia final, bem como da emissão de gases com efeito de estufa são os indicadores em destaque, na temática ambiental, relativos ao município.
Os dados são relativos a 2018 e correspondem à última avaliação municipal feita pela Agência de Energia do Porto, no âmbito da elaboração do Relatório Anual de Energia, que ressalta os resultados positivos que o município da Trofa alcança, na temática ambiental, nomeadamente através do consumo de energia.
O Relatório refere, ainda, que, entre 2009 e 2018, verificou-se uma redução da utilização de energia final, no município da Trofa, de 26,5%, uma redução de energia primária de 22,6% e ainda uma redução de emissões de GEE (gases com efeito de estufa) de 32,3%.
De acordo com o estudo, estas variações justificam-se, principalmente, pelo uso dos transportes, que teve uma grande evolução em termos de medidas de impacto ambiental.
A Trofa destaca-se, também, pela redução da utilização da energia final para Iluminação Pública e Semaforização, cuja percentagem diminuiu para 12,2%, entre 2009 e 2018. Neste concelho, o setor com maior peso na utilização da energia é o da Indústria, com 35% do uso de energia final e 36% do total de emissões.
O Relatório Anual de Energia e Emissões da Agência de Energia do Porto carateriza o consumo de energia e respetivas emissões dos municípios, tendo como principais objetivos a quantificação da energia final e das emissões de GEE (gases com efeito de estufa), por vetor energético e por setor de atividade, fazendo a comparação dos resultados com os dos anos anterior, de modo a perceber a evolução do impacto global em cada município.