“…pela graça de Deus, sou o que sou…”, foi o mote que o padre Manuel Lopes Ribeiro escolheu para a celebração dos seus 25 anos de sacerdote, que decorreu no passado dia 12 , com uma eucaristia solene na igreja paroquial seguida de um convívio no salão de festas do Rancho Folclórico, gentilmente cedido para o efeito.

A celebração, abrilhantada pelo Coral da Paóquia, foi presidida por D. António Augusto Azevedo, Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, registando-se a presença, entre outros sacerdotes e diáconos, do Vigário Geral pe. António Coelho, do Vigário da 2ª Vigararia-Sul, pe. Joaquim Paiva, dos anteriores párocos de Canelas, padres Serafim Ascensão, Abílio Rodrigues e Albino Reis , do vereador dr. Manuel Monteiro , dos presidentes da Assembleia e Junta, Manuel Benjamim Soares e Arménio Costa, de alguns familiares, de representantes de várias coletividades e organismos e de centenas de fiéis que encheram por completo a bonita matriz.

D. António Augusto dissertou sobre o papel do padre na missão de ser portador e executor da mensagem de Cristo e terminou por saudar o pe. Manuel por estes 25 anos de missão por vários locais e continentes, com destaque para o trabalho que tem vindo a desenvolver na paróquia de Canelas.

O Padre Manuel agradeceu a todos os que o distinguiram com a sua presença e aos paroquianos que promoveram e organizaram esta celebração, citando a frase que escolheu como tema” …pela graça de Deus, sou o que sou…” (1 cor.15-10).

Em momento oportuno, foram-lhe entregues várias lembranças da Paróquia, da Câmara Municipal e Junta de Freguesia e de paroquianos e amigos.

Finda a celebração, o salão do Rancho Folclórico serviu para um agradável e salutar convívio, com duas longas mesas recheadas das mais variadas guloseimas, onde se destacava um belo bolo partido ao cantar dos parabéns.

Foi um momento marcante, não só para o homenageado mas também para a paróquia, que, lentamente, se vai reencontrando e unindo, e para o qual tem contribuído a ação, discreta mas marcante e firme, do Pe. Manuel Lopes Ribeiro, nascido a 23 de dezembro de 1961, em Landim, Famalicão, ordenado a 12 de dezembro de 1993, em Carapira, Moçambique, onde era missionário membro da Congregação Comboniana e que entrou em funções em Canelas a 11 de setembro de 2016.


M.C

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com