TROFA: SÉRGIO HUMBERTO CONTRARIA TENDÊNCIA NACIONAL

Se o PSD foi o grande derrotado a nível nacional nestas eleições autárquicas, a Trofa é um dos concelhos em que isso não se notou.

Pelo contrário, Sérgio Humberto, candidato da coligação PSD/CDS-PP, “Unidos Pela Trofa”, conseguiu manter a autarquia por mais quatro anos com quase 60% dos votos e aumentou também o número de mandatos, passando de quatro para cinco.

Desta forma, o autarca conseguiu mais do dobro dos votos do seu opositor, Amadeu Dias, do PS, que conseguiu apenas 31,83% dos votos eleitorais e perdeu um mandato na autarquia, ficando apenas com dois.

Esta maioria absoluta da coligação liderada por Sérgio Humberto foi também notória nas freguesias. Na União das Freguesias de Alvarelhos e Guidões o PSD/CDS-PP conquistou 66% dos votos; na União de Freguesias de Bougado (São Martinho e Santiago) aumentou para os 65% (enquanto em 2013 tinha tido apenas 49%); na freguesia de Muro chegou aos 65% e em Covelas aos 62%.

Contudo, o PS de Amadeu Dias conseguiu manter a União de Freguesias de Coronado (São Romão e São Mamede), aumentando até o número de votos e, consequentemente, de mandatos.