“UM SENTIMENTO DE MISSÃO CUMPRIDA, PORQUE CONSEGUIMOS PROPORCIONAR UM DIA FELIZ A 750 PESSOAS”

A Junta de Freguesia de Campanhã voltou a promover, no passado dia 27 de setembro, mais um passeio anual sénior. Este ano, o certame teve como destino a cidade de Fátima e contou com a presença de 750 pessoas, que se deliciaram na Quinta Dom Nuno, sita nesta localidade. Rodrigo Vieira de Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia de Campanhã, o padre Fernando Milheiro e os Bombeiros Voluntários do Porto foram presenças significativas neste evento, que foi repleto de partilha e emoção.

 

 

Fátima foi o destino do passeio anual da terceira idade, promovido pela Junta de Freguesia de Campanha, que contou com a participação de 750 seniores. Os 14 autocarros partiram do território por volta das 8h30, com destino ao Santuário de Fátima, onde tiveram algum tempo livre para explorar o local, conviver ou participar nas manifestações de fé, que estavam a decorrer.

Posteriormente, os idosos foram agraciados com um banquete na Quinta Dom Nuno, sita nesta localidade, e uma tarde repleta de alegria e surpresas. No final do almoço, os participantes começaram a tirar proveito desta grande casa e enquanto uns aproveitaram os espaços verdejantes, que envolviam quedas de água e um riacho, para confraternizar, outros aderiram ao momento dançante, que se prolongou até à hora da merenda. Findo o lanche, que se sucedeu ao célebre corte do bolo, os seniores receberam uma lembrança e regressaram a Campanhã, com um sorriso rasgado no rosto, acompanhado da ânsia de voltarem a participar nesta iniciativa.

Durante este evento, que foi dedicado aos mais velhos, Paulo Ribeiro, presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, destacou, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, que “esta é uma iniciativa muito importante, porque para muitas pessoas é a única vez no ano que saem das suas casas para darem um passeio fora da sua área de residência. É um dia de encontro e de convívio entre muitas pessoas que já não se viam há vários anos, ora porque mudaram de bairro, ora porque mudaram de rua. Para muitos campanhenses, se não fosse este passeio não saíam do Porto”.

Admitindo estar “extremamente feliz”, o autarca salientou o esforço realizado pela edilidade para aumentar o número de lugares disponíveis no certame, sublinhando que é “um sentimento de missão cumprida, porque conseguimos proporcionar um dia feliz a 750 pessoas. Enquanto eu cá estiver, vou fazer este passeio e se tiver de levar 900 pessoas, eu vou arranjar dinheiro para isso”.

Presente na ocasião, o padre Fernando Milheiro fez questão de se dirigir aos campanhenses, ressaltando “a capacidade e compreensão que o nosso presidente tem. O dia de hoje é um acontecimento importante. Hoje estão aqui 750 pessoas que têm Campanhã no coração. Para mim, é muito agradável ver que há pessoas que vivem em Campanhã e se encontram aqui, como se há muito não se vissem, porque muitas vezes Campanhã dispersa”.

Garantindo que “as pessoas estão satisfeitas e eu estou com o coração cheio”, Paulo Ribeiro ressaltou que “os seniores são uma prioridade para nós e, por isso, prestamos o apoio social necessário para terem uma vida digna, porque trabalharam muito pela nossa sociedade e pelo nosso país e, hoje, infelizmente, há pouco quem olhe por eles. Tenho pena que tenha de ser a Junta de Freguesia que tenha de olhar mais pelos seniores do que o Estado central, porque a meu ver o Governo devia de ter mais olhos para estas pessoas, que merecem o nosso carinho e o nosso apoio”.