Valongo foi um dos dois únicos municípios portugueses selecionados para integrar a rede Intelligent Cities Challange (ICC), que envolve 100 municípios europeus. O município tem agora oportunidade de ter consultoria especializada e altamente qualificada por um grupo de especialistas, rever estratégias e prioridades, participar em iniciativas relacionadas com as cidades inteligentes que incentivam o contato e o intercâmbio de ideias e experiencias entre várias cidades, aprender com as cidades mais inovadoras da União Europeia e integrar uma rede internacional de inovação e cooperação em prol dos objetivos de desenvolvimento tecnológico e sustentável.
“A presença do município de Valongo nesta rede é crucial para desenvolvermos uma visão macro do potencial do nosso território, numa perspetiva global, integrada, inteligente, ecológica, sustentável e tecnológica e, acima de tudo, usufruir dos recursos que são disponibilizados às cidades participantes”, explicou José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo.
Segundo o autarca, a integração nesta rede ICC permitirá uma gestão ativa e sustentável do território e a redefinição de estratégias de acordo com os dados obtidos, ao nível do turismo, meio ambiente e segurança. “Além do impacto na qualidade de vida dos cidadãos e visitantes, acreditamos que este projeto contribuirá vivamente para promover uma cidadania ambiental ativa e inclusiva”, afirma.
O ICC é uma das mais recentes iniciativas da Comissão Europeia para construir uma Europa Verde, promovendo um crescimento inteligente e sustentável das cidades. É uma oportunidade também para envolver as cidades numa comunidade que utiliza tecnologias avançadas, para enfrentar a crise da pandemia e reconstruir a economia, enquanto as orienta na direção de um crescimento sustentável, verde e inteligente.