O evento Fins de Semana Gastronómicos regressou a Vila Nova de Gaia entre os passados dias 3 e 5 de março e contou com a participação de 34 restaurantes que, durante este período, serviram um menu diferenciador, tendo como premissa o vinho do Porto.
Vila Nova de Gaia recebeu, entre os passados dias 3 e 5 de março, a 14ª edição do evento Fins de Semana Gastronómicos. Promovida pelo Turismo Porto e Norte de Portugal, em articulação com 85 municípios, esta iniciativa visou dar a conhecer o de que melhor existe na gastronomia, cultura e tradição, valorizando os produtos endógenos, enquanto recuperava hábitos de consumo e, ao mesmo tempo, promovia os estabelecimentos de restauração do concelho.
“Esta é uma iniciativa que o concelho de Vila Nova de Gaia organiza todos os anos, inserida numa expressão maior de eventos, que é promovida pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, portanto nós somos um dos inúmeros municípios que fazem parte desta iniciativa”, evidenciou José Guilherme Aguiar, vereador da Câmara Municipal de Gaia, aquando da apresentação pública do certame, que decorreu no passado dia 22 de fevereiro, no Centro de Alto Rendimento, e contou com a presença dos edis municipais, Elísio Pinto e Dário Silva, do representante do Turismo do Porto e Norte de Portugal, João Paulo Sabino, do diretor municipal da Cidadania, Mário Duarte, e do presidente da Junta de Freguesia de Avintes, Cipriano Castro.
Iniciando com o jantar de sexta-feira, até ao almoço de domingo, durante este fim de semana 34 restaurantes gaienses serviram um menu diferenciador, tendo como premissa o vinho do Porto. Consoante a arte e engenho de cada chef, a confeção podia variar, mas o objetivo era comum, angariar clientes e conquistá-los pelo sabor.
Assim, este ano, foi possível degustar, à mesa, as tradicionais tripinhas enfarinhadas com molho de francesinha, bacalhau com vinho do Porto e velhotes com bola de gelado e vinho do Porto, em restaurantes como é o caso d’A Casa do Pescador, A Margem, Adega do Lila, Agudamar, Areal Praia, Arroba e meia, Assim & Assado, Armazém do Peixe, Bairra, Casa Branca, Castela, Ciprianu’s, Cozinha do Sogro, Dom Marisco, Dourum, Hilton Porto Gaia, Madureira’s Mercado d’Afurada, Magina’s, Meia Banana & Braza, Mesa com Tradição, Novotel Porto Gaia, O Jardim (Hotel Solverde), O Tenista, Os 4 temperos, Os Ripolins, Parque da Aguda, Quinta da Boucinha, Raízes (Boeira Garden Hotel), Rampinha de Grijó, Retiro do Paniceiro, Sancho Panza, The Blini, T&C (WOW) e 1715.
Ressaltando que Gaia é a cidade do vinho do Porto e que, por esta razão, esta bebida faz parte da ementa, José Guilherme Aguiar enfatizou que “nós fizemos uma proposta do menu, que foi adotado pelos restaurantes aderentes e os chefs apresentaram as suas ofertas gastronómicas”.