“VOCÊS DEMONSTRAM QUE, DE FACTO, PARA OS TROFENSES NÃO HÁ IMPOSSÍVEIS”

A Câmara Municipal da Trofa voltou a premiar todos aqueles que tiveram um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho, ao longo da época de 2022/2023. A VI Gala de Desporto decorreu no passado dia 23 de setembro e teve, pela primeira vez, como palco o Pavilhão da Escola Prof. Napoleão Sousa Marques, onde estiveram reunidas mais de 500 pessoas e foram homenageados 68 campeões e campeãs de diversas modalidades, numa noite, que foi repleta de emoção.

 

A VI Gala de Desporto da Trofa voltou a realizar-se, no passado dia 23 de setembro, com o intuito de reconhecer e valorizar publicamente todos aqueles que, desportivamente, elevaram, na última época de 2022/2023, o nome do município, constituindo-se, assim, como um fator de orgulho para todos os trofenses.

Promovida pela autarquia, esta iniciativa decorreu, pela primeira vez, no Pavilhão da Escola Prof. Napoleão Sousa Marques e contou com a presença de mais de 500 pessoas, entre as quais vereadores do município, presidentes de Junta e representantes de entidades desportivas, civis e militares, que fizeram questão de assistir ao reconhecimento do mérito, excelência e talento em diversas áreas, como dança, dança desportiva, ginástica aeróbica, xadrez, ténis, crossfit, automobilismo, columbofilia, ciclismo, bilhar, atletismo, rugby, karaté, artes marciais, kickboxing, futsal, futebol, trail, hyrox e paraquedismo, entre muitas outras.

Depois da passadeira vermelha, os convidados foram agraciados com a atuação da Academia Alva Dance e com um momento musical protagonizado pela Orquestra de Ritmos Ligeiros da Trofa, que assinalaram a abertura oficial e animaram a noite, a par do comediante trofense Miguel Sete Estacas, que aliou a sátira ao desporto, divertindo o público.

A edição deste ano distinguiu 68 campeões e campeãs de diversas modalidades, com o Troféu Mérito Desportivo. Entre as várias categorias a concurso, a Câmara Municipal da Trofa entregou, este ano, o galardão Orgulho Trofense a Avelino Cruz, por ser “uma referência, a nível nacional, no paraquedismo, tendo efetuado o primeiro salto há mais de 50 anos e já somado mais de três mil saltos em vários continentes. Fundador e Secretário da Federação Portuguesa de Paraquedismo, também já formou mais de 500 alunos”. Por outro lado, o Prémio Carreira foi atribuído a José Leitão, por ter sido “o presidente com mais anos de serviço no Clube Desportivo Trofense e por ter desempenhado várias funções no clube, tendo sido também dirigente de outras coletividades, onde se destacam a Associação de Futebol Popular da Trofa e a Associação de Futebol do Porto, à qual se tem dedicado nos últimos anos”.

Durante a entrega das distinções, o vereador do Desporto da Câmara Municipal da Trofa, Sérgio Araújo, teve a oportunidade de intervir, afirmando que “de facto, ano após ano, é magnífico ver que esta sala se enche com cada vez mais pessoas e cada vez mais atletas. Ao longo dos últimos anos, o município da Trofa tem distinguido atletas, diretores e instituições desportivas pelos seus fantásticos resultados, que nos enchem de orgulho e representam bem o espírito e a capacidade de luta e de superação que caracteriza o «ser trofense»”.

Assegurando que esta iniciativa não pretende, apenas, distinguiu o sucesso desportivo, mas, também, agraciar “quem não tendo alcançado os seus objetivos, trabalhou muito para os tentar atingir”, o edil trofense fez questão de dizer que “no desporto, como na vida, não importa as vezes que caímos, importa, sim, a forma e a força com que nos vamos levantar”, revelando que “a Câmara da Trofa sabe que a aposta no desporto tem de ser uma realidade assente no rigor, na competência e na vontade de, juntos, fazermos com que o desporto passe por aqui e é com este propósito que continuamos e continuaremos a dotar o nosso concelho com mais e melhores condições para a prática do desporto, quer em termos de infraestruturas, quer em termos materiais e, acima de tudo, em termos humanos”.

Por fim, Sérgio Araújo dirigiu as suas palavras aos premiados da noite, sublinhando que “hoje é o vosso dia, o dia do reconhecimento por parte da Câmara Municipal da Trofa pelo vosso esforço, dedicação, trabalho árduo e vontade de vencer, assim como pela alegria de conseguirem ter sucesso individual ou coletivo e de serem embaixadores do que de melhor temos no nosso município, que são as pessoas. Vocês demonstram que, de facto, para os trofenses não há impossíveis, o sucesso não se consegue de uma forma instantânea, vocês são o exemplo fiel de que o trabalho e a dedicação são a base para alcançar grandes feitos, mas importa não esquecer que a grandeza não se mede apenas em número de títulos ou de vitórias, mas no caminho que fazem para lá chegar, na resiliência que demonstram e na disciplina que conseguem ter”.

Ao longo desta noite, em que a Câmara Municipal da Trofa voltou a homenagear todos aqueles que se evidenciaram pela qualidade, projeção e consistência do seu trabalho, foi disponibilizado um microfone para que os distinguidos pudessem dirigir as suas palavras aos presentes e todos os galardoados aproveitaram a ocasião para agradecer à autarquia, aos clubes, amigos e familiares pelo apoio e por nunca deixarem de acreditar que era possível. “As pessoas que estão a ser, hoje, aqui, distinguidas é porque têm coragem, princípios e família e estes agradecimentos que vocês têm feito às vossas esposas, aos maridos, à família é algo que é de enaltecer. É isto o que é a Trofa. Nós somos feitos desta fibra, que nos permite, quando caímos, termos uma força enorme para nos levantarmos”, ressaltou Sérgio Humberto, presidente da Câmara Municipal da Trofa, aquando do seu discurso, pedindo aos atletas que “ajudem-nos a fazer a Trofa, amanhã, muito melhor do que aquilo que é hoje. Esta é a nossa ambição, que a Trofa seja uma referência a nível regional, nacional e internacional, porque, na Trofa, ninguém fica para trás. Na Trofa, nada é impossível. Nós, juntos, fazemos e tornamos as coisas possíveis”.

Garantindo que a autarquia vai continuar a apostar neste reconhecimento, o edil reforçou que “nós queremos enaltecer aqueles que muitas vezes são anónimos para algumas pessoas, mas não podem ser anónimos para a maioria. Enaltecer o trabalho de crianças, de jovens, de homens e de mulheres que estão envolvidos no desporto de uma forma empenhada, com o apoio da família e de uma equipa, de dirigentes e de muitos amigos que nós queremos louvar através deste troféu”.

Na ocasião, o autarca trofense também fez questão de recordar os investimentos que a Câmara Municipal da Trofa tem feito na área do desporto, salientando que “hoje, temos mais pavilhões sobre a nossa alçada do que tínhamos há dez anos atrás, temos mais espaços para a prática desportiva do que tínhamos há dez anos atrás. Investir no desporto é investir nas pessoas e a autarquia também está a investir na área social, em infraestruturas que são para as pessoas e que são, hoje, reconhecidas em termos nacionais e internacionais”.

Afiançando que o município está a construiu um território que tem futuro, “porque o nosso foco são as pessoas e o trabalho está à vista”, Sérgio Humberto mencionou inúmeras obras realizadas e frisou que “estamos a projetar aquilo que é um Palácio da Cultura, algo que será único na região e no país, com uma sala de espetáculos, um auditório, alas museológicas, uma black box e espaços multiusos. Também estamos a planear uma área desportiva, onde vai ter muitas polivalências, nomeadamente uma pista de atletismo, como nós não temos hoje, um campo onde se pode jogar futebol e rugby e onde vão nascer mais espaços para a prática do desporto e da qualidade de vida”.