30ª EDIÇÃO DAS MARCHAS DE SÃO PEDRO FOI A MAIS PARTICIPADA DE SEMPRE

As tradicionais Marchas de São Pedro regressaram na noite de 28 de junho, no âmbito das Festas em honra do padroeiro e das comemorações do 42º aniversário da elevação da Ribeira Grande a cidade. No total, desfilaram, pela primeira vez em 30 anos, 12 marchas, compostas por mais de 1500 pessoas, pelas ruas da Ribeira Seca, nesta que foi a edição mais participada de sempre. O cortejo, que iniciou na Alameda 29 de Junho, terminando em frente à Igreja de São Pedro, voltou a atrair milhares de pessoas a este território.

 

Integrando as grandiosas Festas em honra de São Pedro e o vasto programa das comemorações do 42º aniversário da elevação da Ribeira Grande a cidade, a 30ª edição das Marchas voltou a ser um dos pontos altos das festividades.

O desfile decorreu na noite da véspera do Dia de São Pedro e voltou a encher as ruas da Ribeira Seca de alegria e cor. Este ano, o cortejo contou com a participação de 12 marchas, duas das quais infantis, todas elas provenientes da Ribeira Grande e cada qual acompanhada por uma filarmónica durante todo o percurso, fazendo desta edição a mais participada de sempre, tendo-se contabilizado, no total, mais de 1500 intervenientes de diferentes gerações. “Esta foi a maior participação dos últimos 30 anos, foi um novo recorde, porque nunca tivemos tantas marchas do concelho a participar e só da Ribeira Seca foram quatro, todas bem elaboradas e estruturadas”, evidenciou José Manuel Aguiar, presidente da Junta de Freguesia da Ribeira Seca, em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA.

Partindo da Alameda 29 de Junho e terminando em frente à Igreja Paroquial, as tradicionais Marchas encantaram os milhares de espectadores, que se deslocaram propositadamente a este território para assistirem a este momento sublime. “No dia 28, à noite, a Ribeira Seca estava completamente cheia de pessoas, tanto oriundas da freguesia, como emigrantes e turistas, o que superou as nossas expectativas e foi muito importante para o nosso comércio local”, destacou o autarca.

Esta é uma atividade patrocinada, anualmente, pela Câmara Municipal da Ribeira Grande, na qual as instituições participam, apenas, no âmbito do entretenimento e com o intuito de preservar as tradições, uma vez que não são decretados vencedores. “As Marchas de São Pedro dão brilho e trazem muita cor e vivacidade à Ribeira Seca. Com, apenas 30 anos, esta é uma tradição recente na freguesia, mas que, ano após ano, tem tido um impacto cada vez mais substancial, graças ao facto de a Câmara Municipal da Ribeira Grande ter aumentado os apoios para dois mil euros por marcha, mais a filarmónica, o que representa um incentivo muito bom, claro que a Junta de Freguesia também está sempre disponível para apoiar, mediante as possibilidades. É de salutar que cada vez há mais pessoas inseridas nos grupos, o que é verdadeiramente positivo e relevante, porque trata-se de uma tradição que, apesar de recente, queremos preservar e transmitir para as novas gerações”, enfatizou José Manuel Aguiar.