PAREDE DOS DESEJOS NA MIRATECARTS GALERIA COSTA

Esta é uma parede de desejos um pouco diferente. Wishing Wall é o título oficial da nova obra de Guilherme Gamito, um jovem Lisboeta que deixa a sua marca na ilha do Pico, pela segunda vez, através de pintura mural ao ar livre.

“Esta peça pretende celebrar a figura humana e o seu erotismo inerente” diz o artista. Através de uma composição em que as figuras se olham e interagem; figuras que desvanecem as hierarquias e o conceito de género, através da androginia; recorrendo à iconografia do período greco-romano, em particular do culto do corpo e da adoração de identidades divinas (tais como Baco, o deus da folia e do vinho), a obra presta uma homenagem ao espaço em que se insere, a vinha da Galeria Costa.

“Ao contrário da Obra pictórica do período anteriormente referido e da cultura do mesmo, em Wishing Wall a figura central não é masculina e a mulher não tem um papel objetificado; observamos uma mulher-divindade a ser adorada por dois corpos andróginos rodeados do fruto que simboliza a festa, a folia e a luxúria. A androginia das personagens e os seus papéis, na ilustração, pretendem mostrar como, ao longo dos séculos, os géneros ganharam papéis semelhantes e que, ao mesmo tempo, esses mesmos géneros evoluíram e tornaram-se mais do que a convenção binária anteriormente sugerida e aceite socialmente. O erotismo aliado aos elementos da natureza presentes (parras e uvas) mostram os desejos mais naturais do ser humano. Aqui observamos a celebração da vida através do desejo: carnal e festivo.”

No que diz respeito às escolhas técnicas da execução da obra, o artista optou por um tratamento gráfico com fortes inspirações na gravura expressionista alemã e na ilustração, tirando partido da parede de cimento onde foi executada, que permitiu uma relação de contrastes bem sucedida.

Assim, este novo mural é uma das últimas peças que os visitantes à MiratecArts Galeria Costa são presenteados. Uma forma de incentivar mais desejos de participar ou voltar à propriedade de um quilómetro de arte na natureza, localizada na Candelária, vila da Madalena, na ilha do Pico, Açores.