Mais de 300 pessoas participaram na festa que assinalou a “bodas de ouro” sacerdotais do padre João Branco.
A iniciativa iniciou com a celebração da eucaristia na igreja de S. Vicente da Chã, presidida por D. Amândio Tomás, bispo da Diocese de Vila Real, seguida de um jantar convívio numa unidade hoteleira do concelho de Montalegre.
A comemoração contou com a presença do executivo municipal.
No seu discurso, João Branco disse “Sinto-me muito contente com tantos amigos à minha volta. Com a finalidade de louvarmos o nosso Deus, em que todos acreditamos. Só tenho que agradecer por tudo. Com a força de todos vou continuar a procurar ser melhor padre e ajudar aqueles que mais precisam. Os barrosões abrem o seu coração sempre que é preciso. O que é de Deus nunca se esgota. Louvado seja Deus».
O bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás,deixou algumas palavras «Um amigo por quem tenho muito apreço e, por isso, tinha que estar aqui hoje, para presidir à eucaristia, para me congratular com ele, agradecendo o dom da sua vocação e o seu serviço exemplar à comunidade cristã que serve há muitos anos».
Orlando Alves, Presidente da Câmara de Montalegre, também referiu todo o trabalho desenvolvido pelo pároco «Foi uma pessoa que se fez no território e que aceitou percorrer a vida pastoral.Deu-nos o melhor exemplo. Conseguiu fazer uma vida cheia, quer na escola ou nas várias paróquias por onde passou. É um trabalho árduo que deixa sequelas simpáticas. Vemos uma freguesia dinâmica, com gente de paz, conciliadora e eivada num forte bairrismo como se vê em poucas por esse Portugal abaixo. Parabéns ao padre João e desejo-lhe uma vida longa».