5 ANOS DE MANDATO, 5 DESTAQUES

Foram vários os projetos que arrancaram ou que, finalmente, viram a luz do dia desde a tomada de posse de Eduardo Vítor Rodrigues, em 2013, na presidência da Câmara Municipal de Gaia. De entre os vários, selecionamos aqueles que a autarquia mais destaca pela sua importância para a comunidade nas mais variadas áreas, desde a educação à saúde, passando pela mobilidade e por uma maior abertura para a cultura.

 

2013-2014
Programa municipal Gaia Aprende+

Através do Gaia Aprende+, o município criou um programa educativo sustentável, integrador e sistémico, desenhado a nível municipal, assente num modelo que tem como referencial garantir oportunidades de aprendizagem educativa nos tempos não-letivos a todas as crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Vila Nova de Gaia, criando também respostas nas pausas letivas e férias.

Desta forma, valoriza-se a escola pública, criando respostas integradoras e promovendo o acesso a experiências e complementos escolares. Foi o ponto de partida para o subprograma municipal Gaia Aprende+(i). Este programa tem como missão garantir o exercício de uma cidadania plena de direitos e deveres, sensibilizar a sociedade e valorizar os alunos com necessidades educativas especiais (NEE), potenciando a construção de respostas dentro e fora da escola no sentido de facilitar uma efetiva integração e participação no contexto educacional e social.

Ao conceber o Gai@prende+(i), o município assumiu o compromisso de intervenção, concretizado através de respostas dirigidas a crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico com NEE, que frequentam a rede pública do concelho, em articulação direta com os agrupamentos de escolas e as instituições da área das deficiências, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento ativo de competências, promover o reforço da autoestima e a valorização pessoal, através da criação de condições facilitadoras ao desenvolvimento global do aluno.

Neste contexto, criou-se um conjunto alargado de medidas sociais nas escolas, seja o cheque-ensino para alunos da escola pública até ao 12º ano, sejam os pequenos-almoços e lanches gratuitos para alunos do pré-escolar e 1º ciclo, entre outros.

A educação como prioridade e como fator de competitividade e de coesão social foram, e são, pilares fundamentais para a autarquia gaiense.

 

2014-2015
Hospital de Gaia (1ª fase da reabilitação)

A 1ª fase da reabilitação do Hospital de Gaia foi uma conquista ansiada há mais de uma década. Um conjunto de compromissos rápidos e empenhados foi decisivo para que a obra arrancasse, numa lógica de etapas e de financiamentos faseados, que importa reforçar. O início da obra deu-se pelo novo serviço de Ambulatório e desenvolve-se, atualmente, por todas as demais infraestruturas.

Para a 2ª fase, o município assumiu a comparticipação de 3 milhões de euros de investimento direto, para além do financiamento integral da reabilitação externa do edifício do polo 2 do Hospital de Gaia (Pediatria, Neonatologia, Ortopedia, etc.).

Com a integração do Centro de Reabilitação do Norte, o Hospital tem condições para reforçar o seu papel no concelho e na região.

 

2015-2016
Expansão do Metro

Vila Nova de Gaia, uma cidade com mais de 300 mil habitantes, é servida por uma única (pequena) linha de Metro. Desde sempre que Eduardo Vítor Rodrigues assumiu o compromisso do alargamento da rede, tendo conseguido assegurar, para já, a linha amarela até à estação Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Urbanização de Vila d’Este. São mais 2,5 quilómetros de um transporte acessível a todos e com um impacto considerável no quotidiano de cada um, tornando a cidade cada vez mais competitiva no contexto metropolitano e nacional.

Finalmente, e depois de tantos anos, foi possível repor em cima da mesa a expansão do Metro do Porto. A 3ª fase da expansão do Metro do Porto inclui a nova e estruturante ligação das Devesas ao Campo Alegre, via VL8, com uma ponte dedicada, alavancando a mobilidade sustentável e valorizando essa zona do território.

Trata-se de reforçar a aposta na mobilidade e no transporte público, assunto do presente e do futuro.

 

2016-2017
Ponte D. António Francisco dos Santos

A construção da ponte D. António Francisco dos Santos, entre a marginal do Porto e o cais do Areinho de Oliveira do Douro, é um primeiro exemplo de um projeto estruturante, capaz de redesenhar a malha urbana da zona e de abrir esse território a novos desafios. Este potencial surge associado a uma das mais extraordinárias figuras do nosso tempo, o bispo do Porto, que nos deixou de forma prematura.

A parceria entre o município de Gaia e do Porto, sem dependências de financiamentos externos, assume esta obra como prioritária e estruturante.

 

2017-2018
Terreno da antiga Fábrica das Devesas – Centro Cultural

A Câmara adquiriu o terreno da antiga Cerâmica das Devesas, com uma área de 13.500 m2. Esta decisão justificou-se pela criação de um novo polo de desenvolvimento cultural, de lazer e fruição pública e implica a construção de um Museu da Cidade, complementar da atratividade turística, cultural e patrimonial (cerca de 30% da capacidade construtiva), com sala de conferências/auditório e zona pública de lazer.

A sua localização, próxima do novo interface de Metro das Devesas e na linha de extensão do Centro Cívico de Gaia, determina um interesse extraordinário para o futuro da cidade.

Ao mesmo tempo, com este projeto, a autarquia consegue a extinção da pesada urbanização prevista desde 2010 (aprovada em 2005 e com alvará de construção emitido em 2010), com uma brutal área de construção de 18.944 m2, dos quais 17.714 m2 acima do solo, composta por 137 habitações de tipologia diversa, 10 frações destinadas ao comércio e 215 lugares de garagem privativa. Para a Câmara de Gaia, este modelo de urbanismo é incompatível com a cidade moderna e sustentável que defende para o futuro.

O novo projeto implica igualmente a construção de um parque de estacionamento público subterrâneo, suportando a dinâmica de viaturas que aflui ao centro de cidade e preparando infraestruturas para o próximo interface de transporte público, que ligará as Devesas ao Campo Alegre.