Carlos Pinto, atual presidente da Junta de Freguesia de São Félix da Marinha, é recandidato à mesma autarquia pelo Partido Socialista (PS). Em entrevista ao Jornal AUDIÊNCIA lembrou os últimos anos difíceis, mas mesmo assim, não deixou de referir que a sua freguesia não deixou de ser considerada uma das melhores para se viver, título que orgulha o recandidato. Carlos Pinto tem ainda muitos projetos que quer trazer para São Félix da Marinha, no caso de vencer as eleições e liderar naquele que será o seu último mandato. A continuação da requalificação da rede viária, a construção do novo edifício da Junta de Freguesia e do respetivo auditório, a implementação do projeto de mobilidade de proximidade Mob+ na freguesia, estão entre os muitos exemplos dados pelo recandidato.
O Carlos Pinto tomou posse, em 2013, dos destinos da Junta de Freguesia de São Félix da Marinha, que lidera até ao presente. Porque decidiu recandidatar-se ao cargo de presidente desta Assembleia de Freguesias? Quais são as principais motivações da sua recandidatura?
Em 2013 iniciamos o projeto Dedicados a Gaia, volvidos oito anos, decidi recandidatar-me a um último mandato porque acredito que os próximos anos são decisivos, com exigências acrescidas. Entendo sermos capazes de fazer ainda mais e de encontrar as melhores soluções para qualificar o nosso território e, assim, valorizar e cuidar as nossas gentes. As principais motivações da minha recandidatura é fazer de S. Félix da Marinha a melhor freguesia para se viver.
Passados oito anos, qual é o balanço que faz dos últimos dois mandatos? Como vê a evolução da freguesia nestes últimos anos? Existe algo que não fez e gostava de ter feito? Se fosse hoje, o que faria de diferente?
Decorridos oito anos de gestão autárquica, em que as condições financeiras foram as mais difíceis da história da democracia, a par de uma das piores crises sanitárias da história, congratulo-me por ter liderado os destinos daquela que foi considerada, na última década, uma das melhores freguesias do Município de Gaia para viver. São Félix da Marinha está no rumo certo, investimos na reabilitação de infraestruturas rodoviárias, em políticas orientadas para a família, como é o caso do Gai@prende+, realizámos a reabilitação total das Escolas Básicas. Garantimos políticas sociais de proximidade, de que é exemplo a estreita colaboração com a Unidade de Saúde Familiar na prestação de melhores serviços assistenciais. Pugnámos pela reabilitação da Estação Ferroviária da Granja, um equipamento de apoio ao serviço da população e distinto elemento arquitetónico. Valorizámos e cuidámos dos espaços públicos. Continuar a desenvolver São Félix da Marinha é o nosso desígnio coletivo.
Se for reeleito, o que anseia concretizar durante o seu último mandato em prol do desenvolvimento da população e da freguesia? Pode mencionar alguns dos projetos que anseia implementar?
Se for reeleito pretendo, em parceria com a Câmara de Gaia, continuar a requalificação da rede viária, nomeadamente com a repavimentação, execução de passeios, condutas de águas pluviais e renovação da sinalização vertical e horizontal; acompanhar a construção do Pavilhão Gimnodesportivo, a edificar no espaço do Parque de jogos, em Além do Rio; pugnar pela construção de habitações de renda acessível nos terrenos da Junta de Freguesia na Rua Velha da Calçada Romana; a construção do novo edifício da Junta de Freguesia e do respetivo auditório; implementar, em parceria com o município, o Mob+, um modelo de transporte de proximidade, porta a porta e gratuito, para destinos essenciais que não estão contemplados pela rede de transporte público; criar um Corredor Verde na Ribeira do Juncal e novos espaços ajardinados.
Que mensagem gostaria de deixar à população?
Peço que vote. É muito importante a participação, não fiquem em casa, as eleições ganham-se com votos e nós precisamos do vosso voto para continuarmos a valorizar São Félix da Marinha. Tudo faremos para continuar a merecer a vossa confiança.
Lista candidata à Assembleia de Freguesia de São Félix da Marinha pelo PS
- Carlos Pinto
- Sónia Campos
- Hugo Moreira
- Rui Ramos
- Catarina Sousa
- Nuno Leite
- Vítor Sousa
- Isabel Alves
- João Oliveira
- Liliana Costa
- André Granja
- José Duarte
- Claúdia Guimarães