A segunda fase da empreitada da Variante à EN14, entre a Via Diagonal, na Maia, e a Interface Rodoferroviário da Trofa, foi inaugurada no passado dia 14 de julho, com uma cerimónia que contou com a presença de Luís Montenegro, primeiro-ministro, Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e Habitação, Sérgio Humberto, presidente, à data, da Câmara Municipal da Trofa, e Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia.
Esta obra estruturante contou com um investimento de 32 milhões de euros e corresponde a uma ânsia de mais de 30 anos dos trofenses, uma vez que, além do alívio do congestionamento, irá facilitar o acesso das mercadorias ao transporte ferroviário.
Segundo a Câmara Municipal da Trofa, “ao longo dos dez quilómetros desta Variante foram criadas três ligações à rede viária local previstas, tipo rotunda, na interseção com a EN318 nas proximidades das Zonas Industriais do Soeiro e da Carriça, na interseção com a atual EN14 na localidade de Lantemil (Hotel Santhyago) e na interseção com a Interface Rodoferroviária da Trofa, que permite ligação da Variante à EN14 à Interface Rodoferroviária da Trofa e a futura continuidade para Norte”.
“A conclusão da Variante à EN14 passa pela construção de mais um troço, com 2,4 quilómetros, que já está em curso e que terminará no verão de 2025, entre o Interface Rodoferroviário da Trofa e Santana, em Vila Nova de Famalicão, que inclui uma nova ponte sobre o Rio Ave, também integrado no PRR, com um investimento de 12 milhões de euros”, ressaltou a autarquia.