Depois dos Santeiros de São Mamede do Coronado terem sido reconhecidos como uma das 7 Maravilhas da Cultura Portuguesa, a Câmara Municipal da Trofa conseguiu concretizar, em parceria com o Serviço de Formação do Porto e o Serviço de Emprego de Santo Tirso, o sonho de fundar o curso de Escultura e Pintura de Arte Sacra.
Inaugurada, oficialmente, no passado dia 13 de fevereiro, a primeira edição do certame conta com 15 alunos, oriundos de vários pontos do país, e é lecionada nas instalações da antiga Escola de Feira Nova, em São Mamede do Coronado.
Na ocasião, Renato Pinto Ribeiro, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Trofa, destacou a importância do arranque do tão aguardado curso, que promoverá e ajudará à eternização da arte dos santeiros, escultores e pintores. “Lembro-me de quando conheci os nossos mestres santeiros, o quão desacreditados estavam e viam a criação de um curso de arte sacra, como uma miragem ou algo inatingível. Hoje podemos dizer, conseguimos”, enfatizou o edil.
O curso terá a particularidade de promover e preservar a arte dos santeiros, que produzem imagens de vulto devocionais, para locais de culto. Esta produção representa um importante legado, específico e original, para o património cultural trofense e nacional que, ao longo de décadas, se desenvolveu no Vale do Coronado, assumindo-se como um testemunho vivo de todo o saber, que passou de mestres para aprendizes.
Durante a formação, serão incutidas as técnicas tradicionais de pintura e douramento de escultura em madeira, assim como as medidas de conservação preventiva nas imagens de vulto neste material. Uma das particularidades deste curso será o envolvimento dos mestres santeiros no leccionamento de aulas teóricas e práticas.