ABÍLIO GUIMARÃES FAZ RETRATO DAS FREGUESIAS DE OLIVEIRA DE AZEMÉIS

O pintor oliveirense, Abílio Guimarães, tem um novo livro que foi apresentado, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, durante as comemorações dos 39 anos da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade. “Memórias do Nosso Tempo” é a nova obra de Abílio Guimarães e é, praticamente, uma viagem pelas 19 freguesias de Oliveira de Azeméis, através de aguarelas do autor e textos de um conjunto de personalidades que abordam o passado deste território.

As paisagens, os imóveis, as pessoas ou os espaços públicos, estão presentes neste livro através das pinturas que, já no início do ano, tinham estado em exposição na Galeria Tomás da Costa, também em Oliveira de Azeméis.

Ao AUDIÊNCIA, Abílio Guimarães explicou que esta foi uma ideia conjunta entre o autor e a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, mais precisamente o vereador da cultura, Rui Luzes Cabral, que não só incentivou como ajudou o pintor na elaboração do livro, contribuindo, mesmo, com um texto sobre a freguesia de Loureiro.

Abílio Guimarães garante também que as pessoas têm dado feedbacks muito positivos, dado que isto acaba por fazer parte da memória coletiva e é “uma recordação para toda a gente”.

“Algumas coisas já foram destruídas, como a Quinta do Alméu. Tive oportunidade de conhecer os rios, o Antuã, o Caima, o Ul, cada um com a sua história, assim como os moinhos em Ul e imóveis que já desapareceram, por exemplo, a Quinta das Camélias em Madail, que foi recuperada”, explica.