A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande comemorou o 143º aniversário, juntamente com o Dia Mundial do Bombeiro, no passado dia 15 de abril, no Quartel Sede na Ribeira Grande.
Esta Associação conta, atualmente, com 242 elementos, de diversas áreas de especialidade, dos quais 4 estão no Quadro de Comando, 71 no Quadro Ativo, 20 no Quadro de Honra, 9 no Quadro de Reserva, 40 no Corpo de Infantes, 28 no Corpo de Cadetes, 22 Estagiários e 48 pertencem à Charanga.
Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, enalteceu, aquando da sessão comemorativa, o “orgulho” que sente em ter, na Ribeira Grande, uma corporação de bombeiros que “deixa um sinal inegável de qualidade no serviço e postura por onde passa”, e reforçou o facto de ser “a mais antiga corporação dos Açores e a segunda mais antiga de Portugal”.
“Os nossos bombeiros são um orgulho para o concelho, não só por serem os melhores dos Açores – e isso tem-se verificado nos desempenhos alcançados nos concursos de manobras – mas também pela capacidade que as diferentes direções têm tido de saber gerir os orçamentos com rigor, tornando esta corporação numa referência a nível nacional”, referiu o autarca.
Alexandre Gaudêncio destacou também os “desafios para o futuro” que se relacionam com o papel que os bombeiros têm em matéria de segurança marítima, “agora que a Ribeira Grande se prepara para ganhar um novo impulso no que concerne os desportos de mar e a valorização turística da frente mar”.
“Estamos a virar a Ribeira Grande para o mar, seja pela frente turística, seja pela qualidade das nossas ondas para a prática de desportos como o surf. E não é por acaso que estão a surgir no concelho os maiores investimentos turísticos da região. Para tudo isso, importa transmitir um sentimento de segurança e este também é um desafio para os nossos bombeiros que, estou certo, saberão responder à altura”, salientou o edil.
A concluir, o presidente da autarquia congratulou os Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande pela comemoração do 143º aniversário e destacou a convicção de que a “Ribeira Grande é um concelho de referência pelas boas instituições que possui e os bombeiros são, sem dúvida, a nossa melhor instituição”.