ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA GARCIA DE ORTA VENCERAM 14ª EDIÇÃO DO MEDEA

A equipa “Faraday”, composta por Afonso Sousa, Chantal Falcón, Daniel Neuforge e Rodrigo Marques, alunos do 12º ano da Escola Secundária Garcia de Orta, do Porto, venceu a 14ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da Redes Energéticas Nacionais (REN), destinada a promover o conhecimento da física e o estudo dos campos eletromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral.

O trabalho triunfante contemplou várias experiências e a respetiva divulgação, com destaque para o estudo do campo magnético na vizinhança de uma linha de média/alta tensão, verificando se obedecem às normas impostas pela Organização Mundial de Saúde, além de pequenas experiências na escola, de forma a sensibilizar os alunos para o eletromagnetismo. Coordenados pelo professor Carlos Carvalho, os alunos estudaram, também, o campo magnético na vizinhança de uma sala de ressonância magnética/TAC, entrevistando profissionais de saúde e debruçando-se, ainda, sobre as causas e as consequências das alterações dos padrões das auroras boreais, na Escócia.

O galardão foi atribuído no passado dia 20 de setembro, numa cerimónia, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, durante a qual a equipa “Rádio Infante”, constituída por Gabriel Barbosa, Maria Ferreira e Pedro Silva, alunos da Escola Secundária Infante D. Henrique, também do Porto, foi agraciada com uma menção honrosa, por construir, sob a orientação dos professores Osvaldo Ribeiro e Catarina Silva, um protótipo de medidor de campo eletromagnético, baseado no Arduíno, uma placa eletrónica de código aberto e hardware livre, que permite o desenvolvimento de projetos de automação.

Assegurando que o balanço é extremamente positivo, José António Paixão, da SPF, afirmou que “tivemos, mais uma vez, uma boa adesão das escolas a este projeto, o que nos deixa muito satisfeitos. Para todos os participantes no MEDEA esta foi, certamente, uma experiência enriquecedora, sendo certo que a oportunidade de realizar medições do campo eletromagnético com equipamento que, habitualmente, não existe nas escolas e de aliar o conhecimento teórico à prática, investigando um problema relevante para a sociedade, torna este projeto uma mais-valia no ensino da física, pelo que estamos muito gratos à REN por esta parceria”.