ANTIGO QUARTEL DE VALONGO RECEBE NOVA VIDA

As obras de reabilitação do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Valongo já arrancaram e o intuito é transformar o edifício centenário na Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito.

De acordo com a Câmara Municipal de Valongo, a empreitada está orçada em mais de 1,8 milhões de euros e tem o prazo de execução de um ano, no entanto o custo global do projeto está estimado em 2,5 milhões de euros e vai ser comparticipado por fundos comunitários.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, salientou que “a Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito é um sonho que se vai tornar realidade e será um grande motivo de orgulho para todo o município. Este projeto vai contribuir para mudar o perfil do turista metropolitano que vem ao Porto. O objetivo é que os visitantes sejam profundamente surpreendidos por tudo aquilo que vão encontrar”.

A Oficina de Promoção da Regueifa e do Biscoito pretende ser um Centro de Excelência ligado às atividades de panificação e um “espaço de montra” vocacionado para a aprendizagem. Esta Oficina vai ser, inclusivamente, um espaço de aprendizagem e de memória, no qual os visitantes vão ter a oportunidade de confecionar biscoitos e pão e de visitar padarias e biscoitarias centenárias em laboração, num circuito muito próximo.

“Estimamos que, em velocidade cruzeiro, este projeto de promoção de uma das nossas principais logomarcas (a Regueifa e o Biscoito) conseguirá atrair mais de 100 mil visitantes anuais, estimular o aparecimento de novos empreendedores e promover internacionalmente o cluster da panificação já existente no concelho de Valongo”, vincou o autarca.