José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, marcou presença na Feira Nacional de Agricultura, que decorreu em Santarém, a par da Associação Agrícola de São Miguel, que colocou à prova dos consumidores os produtos regionais açorianos. Este evento contemplou a primeira grande feira agrícola a decorrer fisicamente desde o início da pandemia e englobou um modelo de feira digital, que proporcionou uma interação transversal e contou com cerca de 216 mil visitas.
A Feira Nacional de Agricultura decorreu no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, e promoveu, ao longo de cinco dias, a agricultura, o mundo rural e todos os setores relacionados com este mercado. “A FNA 21 encerra portas com um saldo positivo na participação de expositores e do público que acolheu muito bem a realização da Feira”, disse a organização do certame que decorreu sob o tema “A Água na Agricultura”.
A FNA 21 foi primeira grande feira agrícola a concretizar-se fisicamente desde o início da pandemia. Mas, este ano, a organização desenvolveu a plataforma eFNA, um modelo de feira digital, que proporcionou aos visitantes e expositores uma interação transversal e contou com 216 mil visitas.
A Associação Agrícola de São Miguel também participou neste evento através de um stand virtual e outro presencial, no qual colocou à prova dos consumidores, os produtos regionais, como queijos, leite, ananás, chá, compotas, queijadas, refrigerantes, vinhos, licores, bolos lêvedos, entre outros. Para esta instituição, “esta presença é fundamental para a promoção dos produtos regionais no mercado nacional, pela projeção que esta Feira tem junto da população, sendo mais um contributo que a Associação Agrícola de São Miguel pretende dar à necessária valorização que os nossos produtos necessitam de ter, para que possam ganhar mais e melhores consumidores nacionais e internacionais”.
Este evento contou com a presença de várias individualidades como Marcelo Rebelo de Sousa, presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidente do Governo Regional dos Açores, Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura, António Ventura, secretário da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Governo dos Açores, e Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores.
O presidente do Governo Regional dos Açores aproveitou a sua presença na Feira Nacional de Agricultura para valorizar a “resiliência” dos profissionais deste setor, que nunca parou durante a pandemia da covid-19.
“Não poderíamos marcar pela ausência nesta Feira, num período em que no pós-pandemia estamos a voltar à normalidade, a normalidade de que os produtores agrícolas nunca saíram”, considerou José Manuel Bolieiro.
Na ocasião, o presidente do Governo Regional dos Açores destacou, também, a “capacidade de criação de riqueza” do setor agrícola, defendendo que esta área, no contexto pós-pandemia, pode servir de exemplo para diferentes outros setores.