António Azevedo, de 70 anos, que até então desempenhava o cargo de vice-presidente da autarquia trofense, assumiu, no passado dia 24 de julho, a liderança da Câmara Municipal da Trofa, sucedendo a Sérgio Humberto, que renunciou ao mandato, depois de ter sido eleito deputado ao Parlamento Europeu, no sufrágio ocorrido a 9 de junho.
O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco da cerimónia de tomada de posse do novo presidente da Câmara Municipal da Trofa, António Azevedo, que decorreu no passado dia 24 de julho, no âmbito da realização de uma Reunião de Câmara Extraordinária de alteração da composição do órgão executivo do município trofense, no seguimento da renúncia ao mandato, que foi apresentada pelo anterior edil, Sérgio Humberto, após ter sido eleito deputado ao Parlamento Europeu, no sufrágio ocorrido a 9 de junho. Durante a sessão, que contou com a presença dos presidentes de Junta do concelho, foi igualmente empossado Alfredo Roque Ferreira como vereador do executivo municipal.
Na ocasião, António Azevedo fez questão de ressaltar que “assumi a responsabilidade de substituir o senhor presidente da Câmara Municipal, até ao final do mandato autárquico de 2025, após a sua renúncia. Assumo liderar este enorme desafio, juntamente com esta equipa, com o objetivo de servir os trofenses. Para tal, propomos colocar em prática um plano de ação até ao final do mandato, com os seguintes eixos. A disponibilidade do executivo de ser uma equipa com um líder e não um líder com uma equipa. A liderança pelo exemplo de conduzir uma equipa não apenas por palavras, mas principalmente por uma lei de ações e comportamentos positivos”.
Assegurando que visa reforçar medidas de apoio orientadas para as pessoas, famílias, associações e empresas, “sem pôr em causa as contas certas”, o edil trofense sublinhou que haverá “alguma mudança a nível funcional e organizacional, a fim da redução dos tempos de resposta e de melhor comunicação quer interna, quer externa a todos os munícipes, não excluindo soluções externas quando o serviço interno não funciona para atingirmos os objetivos e os eixos estratégicos aprovados em prol dos trofenses”.
O presidente da Câmara Municipal da Trofa revelou, ainda, que “estabeleceremos prioridades de investimento prementes e muito direcionadas para o bem-estar e qualidade de vida de todos os trofenses, continuando a priorizar aqueles que possam ter, ou tenham, comparticipação financeira de fundos comunitários”.
Em entrevista exclusiva ao AUDIÊNCIA, Sérgio Humberto, ex-presidente da Câmara Municipal da Trofa e deputado ao Parlamento Europeu, ressaltou que “eu vou continuar a fazer política em Portugal, porque eu vou representar a Trofa e o país, na União Europeia e no mundo, esta é a filosofia que eu levo”.
Assegurando que estará no Parlamento Europeu “com a Trofa, o Norte e o país no coração, sempre na luta de causas”, o anterior edil trofense garantiu que “tudo aquilo que está planeado para a Trofa é para ser, claramente, a capital do Norte. É um concelho afirmativo, que está na moda, que está a atrair pessoas, é seguro, que começa a ter cada vez mais emprego qualificado, que cuida bem dos nossos jovens e das nossas crianças, mas também dos mais experientes e dos mais idosos, onde ninguém fica para trás. As sementes foram lançadas, germinaram, muitas delas já deram flor, mas muitas outras vão nascer”.