A Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP) está a desenvolver diversas ações de promoção internacional da região Norte – focada no Turismo Religioso – e conseguiu agregar numa iniciativa os 30 maiores operadores turísticos internacionais.
A ATP promoveu uma iniciativa, que decorreu no passado fim de semana, e que teve como ponto de partida uma visita ao Centro de interpretação da Rota do Românico, em Lousada, seguindo-se a visita a outros pontos de interesse turístico na região Norte, terminando em Braga com uma ação de “network” entre os Tour Operadores e as empresas associadas da ATP, para estabelecerem os contactos necessários para a estruturação de produtos turísticos e novas experiências no âmbito do turismo religioso.
Este encontro com os operadores internacionais teve como propósito apresentar a região Norte, como um polo de interesse, no que diz respeito ao património religioso e cultural. A ATP conseguiu nesta iniciativa a participação de 30 Tour Operadores internacionais, de mercados muito diversos como seja a Austrália, Colômbia, EUA, Brasil, Itália, Europa Central e Europa de Leste, India, Angola, Egipto, Filipinas, México ou Bolívia.
Para Rui Pedro Gonçalves, diretor executivo da Associação de Turismo do Porto, este tipo de ações tem um impacto muito importante e apresenta-se com maior eficácia na promoção turística da região, uma vez que se consegue apresentar o território e formar todos aqueles que vão ter um papel preponderante na venda dos produtos turísticos da região, junto do cliente final.
«Ao terem o contacto direto e vivenciarem as experiências que temos para oferecer, os Tour Operadores vão estar mais capacitados para apresentarem a região junto do cliente final, numa perspetiva pessoal e que será capaz de influenciar a decisão final do cliente», sustentou este responsável da ATP.