CÂMARA DA HORTA AUSPICIA FUTURO PROMISSOR PARA A FETEIRA

Durante a sessão solene do XVII Dia da Freguesia da Feteira, realizada no Farrobim do Sul, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, destacou a importância do papel dos autarcas e salientou que é necessário olhar “para a freguesia da Feteira com confiança no futuro”.

“Acredito – firmemente – que ser autarca é assinar um compromisso de honra que pode ser traduzido numa só palavra: servir! E servir implica trabalhar. Trabalhar no sentido de implementar projetos que potenciem um modelo de desenvolvimento económico, cultural, social e civilizacional, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos fregueses e dos munícipes”, afirmou Carlos Ferreira.

Ao nível da rede viária municipal, Carlos Ferreira recordou algumas intervenções já concretizadas, como a repavimentação da Rua da Leonarda, salientando, contudo, que “o Município tem consciência de que muito há a fazer para recuperar as estradas municipais da nossa ilha”.

Neste sentido, o autarca realçou uma das mais importantes obras do presente mandato: o eixo Algar / Courelas. Adjudicada pelo valor de 3.299.150,00€, acrescido de IVA,, a obra engloba a reabilitação do pavimento; a construção de muros de suporte; a requalificação das artérias com largura mínima de 5 metros; a reformulação do cruzamento Algar/Courelas/Lameiro Grande/Cruz da Portela, com a construção de uma rotunda; a execução de percurso ciclável; e ainda a remodelação da rede de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais.

Carlos Ferreira destacou ainda que o município vai continuar a manutenção e consolidação da rede de captação de água, designadamente no âmbito da obra Algar Courelas; a Recuperação do Furo da Fonte do Rego; e ainda os trabalhos em curso no furo piezométrico do Cimo da Granja, “que a ser bem-sucedido permitirá maior disponibilidade de água às freguesias de Feteira e Castelo Branco”.

Na área da habitação, o edil evidenciou o 2º Concurso Público para a construção de 19 habitações na Rua das Canadinhas, reforçando em 10% o valor base do procedimento, que permitirá responder às necessidades habitacionais de 19 famílias, e salientou que, no âmbito da delegação de competências e relativamente ao Parque de Lazer da Feteira, já se registou um investimento municipal na ordem dos 26 mil euros, com a construção do muro de proteção da orla costeira de salvaguarda ao Parque.

Sobre esta matéria, o autarca adiantou que “o Município da Horta tem mantido conversações com o Governo Regional dos Açores, no sentido de se identificarem soluções para as obras em falta para salvaguarda da orla costeira e que infelizmente ficaram fora da contabilização de danos do Furacão Lorenzo, em 2019”.

Da mesma forma, Carlos Ferreira admitiu que a autarquia acompanha, “com a devida atenção”, o processo de construção da 2ª fase do Edifício Intergeracional da Feteira, em que “colaborará com os arranjos exteriores”, e a construção da Academia do Futebol.

Congratulando a Junta de Freguesia pela efeméride, Carlos Ferreira realçou ainda que “em 2024, o Município volta a colocar à disposição da Freguesia da Feteira o valor de 52.251,00 euros, no âmbito do contrato interadministrativo de delegação de competências, ao que acresce a possibilidade de a autarquia usufruir de mais 10 mil euros, no âmbito dos Fundos de Investimento e de Aquisição de Equipamentos para a Junta de Freguesia”, para além de apoios específicos, como o fornecimento e montagem de estruturas para festividades ou limpeza de espaços da competência de outras entidades, “tal como aconteceu no porto na última semana”, frisou.

Durante a sessão solene do XVII Dia da Freguesia da Feteira, foram também homenageados os Foliões da Feteira, “verdadeiros guardiões da tradição e da cultura da freguesia e do Faial”.