CÂMARA DO NORDESTE VAI REQUALIFICAR TRÊS ZONAS PÚBLICAS DO CONCELHO

António Miguel Soares, presidente da Câmara Municipal do Nordeste, apresentou à população, os projetos de requalificação para três zonas públicas do concelho. Em causa está, beneficiar, modernizar e dar novas funções aos espaços que serão intervencionados, entre estes, o Jardim da Rua do Parque, conhecido por Jardim Debaixo da Ponte, o Mercado Municipal e o Jardim da Escola Primária da vila.

 

O presidente da Câmara Municipal do Nordeste, António Miguel Soares, apresentou, no passado dia 16 de fevereiro, os projetos de requalificação para três zonas públicas do concelho, com o intuito de beneficiar, modernizar e dar novas funções aos espaços que serão intervencionados, entre estes, o Jardim da Rua do Parque, conhecido por Jardim Debaixo da Ponte, o Mercado Municipal e o Jardim da Escola Primária da vila.

Relativamente ao Jardim da Rua do Parque, o autarca anunciou que será requalificada toda a envolvente ao chafariz, sem proceder a alterações no mesmo, serão beneficiados e reformulados os lancis, que se encontram degradados, assim como introduzidos bancos à volta de algumas das árvores ali existentes, colocada iluminação cénica nas arcadas da Ponte dos Sete Arcos e, por último, renovados os sanitários públicos do jardim. Na continuidade desta zona, no antigo parque infantil, serão criados núcleos ajardinados, assim como, um anfiteatro e, no núcleo central do jardim, será integrado um memorial aos Antigos Combatentes do Ultramar. No final do parque, serão, ainda, criadas zonas de estacionamento, para servir os utentes deste espaço.

Quanto à intervenção no Mercado Municipal, o edil revelou que o objetivo passa por destacar este edifício da envolvente urbana, abrindo-o mais à rua e cumprindo as exigências atuais de funcionamento destas infraestruturas. Por conseguinte, a requalificação contemplará a eliminação do muro que, atualmente, o delimita, a criação de uma cobertura para proteção da chuva e para que os clientes possam movimentar-se à vontade no seu interior, assim como, uma praceta, com esplanada, nesta zona coberta, e espaços próprios para resíduos e armazém. As lojas atuais manter-se-ão, designadamente, o talho, a peixaria e a frutaria, tendo cada estabelecimento a sua zona individualizada, apetrechada de escritório, armazém e depósito de resíduos, incluindo a substituição do equipamento de refrigeração e outros, que já não respondem às necessidades atuais.

Em fase de estudo, está o projeto de requalificação do Jardim da Escola Primária, na envolvente da EB1/JI de Nordeste, que, segundo António Miguel Soares, teve em consideração três fatores, mais concretamente, abrir o jardim à vila, ao retirar-lhe as atuais barreiras que o fecham, permitir que o local ofereça maior segurança para recolha dos alunos, ao ser criada uma zona para a paragem de autocarros e abrigo da chuva e aumentar os lugares de estacionamento para servir a escola, os serviços próximos e residentes. O acesso ao jardim também vai passar a estar adaptado a pessoas com mobilidade reduzida e será introduzida iluminação noturna, que trará mais segurança a utilizadores do espaço e transeuntes das ruas envolventes.

Salientando que a autarquia não pretende reduzir qualquer espaço verde, o presidente da Câmara Municipal do Nordeste ressaltou a largura das ruas envolventes, nomeadamente da Rua das Escolas e da estrada da Tronqueira/Poceirão, manter-se-á, procedendo-se, apenas, ao aumento do número de lugares de estacionamento nas duas vias e a maior disciplina na circulação.