Inserida na Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal da Trofa promove uma campanha de sensibilização para o uso de meios alternativos ao automóvel, como a bicicleta, ou os transportes públicos e de promoção dos corredores pedonais e cicláveis do concelho.
Atualmente, a autarquia trofense tem ao dispor da população três corredores pedonais e cicláveis, nomeadamente a Ciclovia do Coronado, a Ciclovia Norte e o Parque das Azenhas, com intuito de “promover a bicicleta como meio de transporte, passível de vir a garantir uma percentagem apreciável da repartição modal, ou seja, a criação de uma nova infraestrutura de transporte com identidade própria, vai completar uma vasta rede ciclável existente e em construção, na Trofa”.
Para além desta campanha de incentivo, o município reforçou, também, a campanha para utilização dos transportes públicos da Rede UNIR, em detrimento do automóvel.
Neste seguimento, a Câmara Municipal da Trofa recordou que “a Loja da Mobilidade marcou o arranque do projeto MOVE-T que apresenta informação atualizada das redes de transportes, das linhas disponíveis, e da hora prevista de chegada dos autocarros, e dos lugares de estacionamento disponíveis, nos quatro parques de estacionamento que integram o projeto C-Streets. A Loja da Mobilidade efetua a venda e renovação do Andante e apresenta informação sobre os transportes disponíveis”.
Para além do reforço da mensagem durante a Semana Europeia da Mobilidade, edilidade trofense mencionou que tem apostado na melhoria da rede de transportes e a utilização de meios mais sustentáveis, no âmbito do conceito “Trofa – Cidade dos 15 minutos”, em que “é possível circular a pé, ou de bicicleta ou trotinete para todos os pontos chave do dia a dia, desde serviços públicos, a escolas, a lazer, desporto ou saúde, em 15 minutos”.