A última Assembleia Municipal da Ribeira Grande aconteceu no Teatro Ribeiragrandense a 11 de abril. Foram aprovados dois votos de congratulação e discutidos e/ou aprovados os nove pontos da ordem de trabalhos.

Texto por Linda Luz

O primeiro ponto na ordem de trabalhos a ser discutido, e o que gerou mais discussão, teve que ver com a apreciação das contas relativas ao ano financeiro de 2018, no qual a Câmara Municipal apresenta um saldo positivo de 2 milhões e 100 mil euros.

Alexandre Gaudêncio fez referência aos investimentos da Câmara Municipal ao nível da educação, social e de habitação degradada, apoios a organizações culturais e desportivas, bem como nos planos de mobilidade sustentável e estratégicos de reabilitação urbana.

Se por um lado o líder da bancada do PSD, Rui Maré, elogiou o trabalho da equipa de Gaudêncio afirmando que “estamos num bom caminho”, por outro lado o líder da bancada socialista, Fernando Cordeiro, acusou o autarca ribeiragrandense de “realçar o mérito sob si mesmo”. O deputado considerou ainda que a Câmara Municipal não investe no “bem-estar do concelho” em projetos como o Caminho da Tondela, o Complexo Desportivo de Rabo de Peixe, a ligação rodoviária entre a Maia e a Lombinha da Maia ou ligações pedonais, “que naturalmente poderiam ser feitas em conjugação com a Região Autónoma dos Açores”.

Sobre este assunto, Alexandre Gaudêncio recorda que a Câmara Municipal preferiu investir em “virar a cidade para o mar”, uma opção que não foi “descabida porque começa a aparecer investimento à volta”, e justificou também que o Tribunal de Contas estava, até então, à espera que a ata da última assembleia fosse aprovada para se poder avançar com o campo de jogos em Rabo de Peixe. Após a discussão, o relatório foi aprovado por maioria, com 22 votos do PSD a favor e 12 abstenções por parte do PS.

Os pontos referentes à proposta de aplicação de resultados, da segunda revisão ao Orçamento e às Grandes Opções do Plano de 2019 e o referente à primeira alteração ao quadro de pessoal de 2019 (regularização de vagas), respetivamente os pontos três, quatro e cinco, foram aprovados por maioria.

Por unanimidade foram aprovados os pontos referentes ao ajuste direto para prestação de serviços de um Revisor de Contas, à doação e afetação ao domínio público municipal no âmbito da obra de “Construção do Arruamento entre a Rua do Estrela e o Parque Industrial”, bem como à obra de “Construção da Rua Ângelo Pacheco Alfinete – Conceição”.

Foram ainda propostos pelo PSD e aprovados por unanimidade dois votos de congratulação: ao Clube de Karaté Shotokan de Rabo de Peixe “pelos resultados obtidos pela atleta Isabel Chaves Gouveia, pelas medalhas alcançadas, dignificando e honrando o nome do nosso concelho”, e ainda ao Sporting Clube Ideal pela “conquista inédita do Prémio Ética Desportiva”.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com