CARLOS FERREIRA DESTACA ESPÍRITO DE SERVIÇO DOS AUTARCAS

Além dos elogios aos autarcas atuais e passados, o presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou os projetos mais ambicionados pela população da Ribeirinha e assegurou que os interesses serão acautelados.

 

Durante a sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia da Ribeirinha, Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta lembrou o serviço dos autarcas à comunidade, afirmando que “os autarcas, os atuais e os que nos antecederam, têm um compromisso central: servir!”.

“Servir a freguesia, servir o Município, servir a nossa comunidade. É este o único compromisso que pode ter quem foi eleito pelos nossos concidadãos!”, acrescentou.

Na ocasião, o presidente realçou também a parceria com a Junta de Freguesia, com vista à permanente defesa dos interesses da população. “O Município vai continuar a trabalhar na Ribeirinha, em diálogo permanente com as suas forças vivas, tendo como principais objetivos promover o desenvolvimento económico, cultural e social da freguesia e melhorar a qualidade de vida da comunidade local”.

Carlos Ferreira, elencando os vários projetos que estão em curso, como a Requalificação da Zona Balnear da Boca da Ribeira, “que aguarda a elaboração de projeto de execução e subsequente candidatura ao Programa Açores 2030”, referiu também que “a segurança e bem-estar da nossa população são fundamentais”. “Neste âmbito, solicitámos ao Governo Regional dos Açores a celebração de um Contrato ARAAL, fundamental para a resolução do problema das inundações provocadas pelas águas que vêm de montante, e que têm causado danos na via pública, oficina e habitações, para além dos constrangimentos na circulação rodoviária”, afirmou, acrescentando que “o Município já efetuou uma consulta de mercado para estabelecer o preço-base da obra e esperamos assinar em breve o referido contrato ARAAL”.

Carlos Ferreira acrescentou também que, relativamente ao desprendimento de pedras na encosta sobranceira ao Caminho de Acesso ao Farol, para além da interdição da estrada, o Município contratou o Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) para fazer a prospeção e estudo sobre a consolidação do talude. Já sobre a requalificação da rede viária municipal, o autarca assegurou que “adjudicámos a elaboração de projetos de execução para 9 estradas, incluindo o Caminho do Canto, nesta freguesia”, lembrando que decorre neste momento a revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), para o qual a freguesia tem legítimas expetativas.

Na área da habitação, o presidente salientou ainda que a elaboração, neste mandato, da Estratégia Local de Habitação, contempla a resolução de situações de carência habitacional também para agregados familiares da Ribeirinha e não esqueceu o ambicionado projeto de recuperação das ruínas do Farol da Ribeirinha. “O Município já abordou esta matéria com a Direção Regional da Cultura, aguardando-se a devida análise do Governo Regional dos Açores”, afirmou, assegurando também que a Câmara Municipal está a acompanhar o decorrer da Empreitada de Proteção do Porto da Ribeirinha, da responsabilidade do Governo Regional.

“Estes projetos permitem-nos olhar com confiança para a Ribeirinha, freguesia importante para a nossa ilha, que dá um contributo relevante para o futuro do Faial e dos Açores”, frisou.

Congratulando a Junta de Freguesia pela efeméride, o autarca realçou também que “em 2024, no âmbito da delegação de competências, o Município volta a colocar à disposição da Freguesia da Ribeirinha o valor de 44.250,00 euros, a que acresce a possibilidade de a autarquia usufruir de mais 10 mil euros, no âmbito dos Fundos de Investimento e de Aquisição de Equipamentos para a Junta de Freguesia.

Na sessão solene do Dia da Freguesia, Carlos Ferreira felicitou ainda os homenageados, nomeadamente a Filarmónica Recreio Musical Ribeirinhense, pelo seu centenário, e o Maestro Miguel Rodrigues e os músicos Manuel Eduardo Quaresma e Manuel Carlos Silveira da Rosa, pela dedicação à freguesia e à ilha do Faial.