“O Faial é uma ilha cosmopolita, evoluída, onde todos são bem acolhidos e bem-vindos. E onde todos contribuem para o desenvolvimento económico, social e cultural da nossa ilha, da Região e do País”, afirmou Carlos Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Horta na sessão de apresentação do livro “Wings of Wonder | Asas da Maravilha”, uma obra bilingue sobre emigração, da autoria de Susana Amaral Pimentel e Júlia Amaral Pimentel.
“É fundamental termos consciência desta dupla vertente: Somos povo de acolhimento, e também de emigrantes. Emigrantes que levam o Faial, os Açores e Portugal mais longe. Emigrantes que são embaixadores e nos dignificam pelos 4 cantos do Mundo”, acrescentou o autarca na ocasião.
E a partir desta conexão entre a emigração e imigração, Carlos Ferreira fez questão de abrir um parêntesis para abordar um grafitti com mensagem contra a imigração que apareceu na cidade da Horta no passado fim-de-semana, considerando-o “um ato de vandalismo material e intelectual” que deveria ser punido.
Na sessão, usaram também da palavra o Professor Victor Rui Dores, responsável pela apresentação da obra, as autoras do livro, a presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Andrea DeSouza, e o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão.
Na sessão, realizada no Teatro Faialense, procedeu-se ainda à assinatura do protocolo de cooperação entre a Região Autónoma dos Açores e a Associação dos Emigrantes Açorianos, estreitando os laços de parceria entre as duas instituições.
As autoras do livro apresentaram também o seu trabalho aos alunos da EB1/ JI de Pedro Miguel, com o intuito de estimular e desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas.