CASA DAS ASSOCIAÇÕES VEM APOIAR O MOVIMENTO ASSOCIATIVO RIBEIRAGRANDENSE

A Casa das Associações, a funcionar na antiga Escola Central, já foi inaugurada. O novo espaço servirá para que as associações locais possam desenvolver a sua atividade e tem nove salas disponíveis. Alexandre Gaudêncio entregou a chave às três primeiras associações no dia da inauguração: Clube Asas de São Miguel, AJURPE e Associação dos Emigrantes Açorianos.

 

A Câmara da Ribeira Grande reabilitou a antiga escola Central, localizada no centro da cidade. O novo edifício alberga, agora, a Casa das Associações. Este espaço está adaptado para receber as associações do concelho que necessitem de um local para desenvolverem as suas atividades. “A Casa das Associações é um projeto proposto pelo Conselho Municipal da Juventude que permitiu recuperar a antiga escola Central. O investimento realizado pela autarquia, por administração direta, consistiu na recuperação das salas de aula e adaptação a espaços onde possam funcionar as associações do concelho”, explicou Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande.

O autarca procedeu à inauguração da Casa dos Associações. Na cerimónia foram entregues as chaves dos três primeiros espaços atribuídos ao Clube Asas de São Miguel, AJURPE e Associação dos Emigrantes Açorianos. Alexandre Gaudêncio vincou a “preocupação da Câmara da Ribeira Grande em ajudar o movimento associativo disponibilizando condições físicas e financeiras para que possam continuar a dinamizar o concelho, especialmente nesta fase em que, devido aos efeitos da pandemia, muitas associações ficaram sem poder exercer as suas atividades.”

O edil também referiu o facto da autarquia ter dado uma nova vida ao edifício da antiga escola, devolvendo-o à comunidade com novas funções, mas sem descaracterizar a arquitetura do mesmo. O presidente da Câmara da Ribeira Grande, na inauguração, acompanhado pelo executivo camarário e dos representantes das três associações supracitadas, ainda referiu que a nova Casa das Associações tem nove salas disponíveis e os serviços camarários já deram entrada de sete pedidos, algo que mostra a necessidade que o município tinha de um serviço como este.