A oitava edição da “Festa do Porco e do Fumeiro”, realizada na aldeia de Fafião, voltou a confirmar um evento de enorme potencialidade turística. Organizada pela Associação local “Vezeira”, a iniciativa atraiu centenas de visitantes, alguns em estreia. A jornada terminou com a degustação do tradicional cozido na antiga escola primária e nos restaurantes da aldeia.
David Teixeira, Vice-Presidente da Câmara de Montalegre afirmouque “A freguesia de Cabril tem vindo a afirmar-se como um destino turístico diferenciado de outras zonas do concelho.É preciso preservar as tradições, divulgar e trazer vida. Sentimos que a população tem orgulho e gosto no que está a fazer e faz questão de transmitir isso a mais pessoas. É sinal que está a ser feito um trabalho com consistência e com visão. Deixo o meu reconhecimento a esta associação que dá vida e dinamiza o pólo do Ecomuseu e, ao mesmo tempo, promove o nosso concelho”
Já Olda Odete Laja da Associação “Vezeira” realçou a diferença na matança “A nossa matança apresenta pormenores diferenciadores. Acontece no meio da aldeia e é animada pela presença dos muitos visitantes. Os nossos produtos típicos, como a chouriça de carne, o salpicão e a alheira, com os licores e compotas, também estiveram ao dispor”.