CONSERVEIRA SANTA CATARINA ALCANÇA CERTIFICADO MSC CHAIN OF CUSTODY STANDARD

A Fábrica de conservas de Santa Catarina, na ilha de São Jorge, obteve um certificado de pesca sustentável, de acordo com a norma Marine Stewardship Council (MSC).

 

A Marine Stewardship Council, MSC, é uma certificação de pesca sustentável que designa a utilização das melhores práticas internacionais de pesca. Os padrões da mesma são desenvolvidos juntamente com a indústria da pesca, cientistas, especialistas e partes interessadas.

Com esta certificação, Santa Catarina acrescenta valor às suas conservas tendo a possibilidade de as vender a preços mais elevados, pois poderá conseguir entrar em novos mercados da Europa Central, onde o poder de compra é superior e a exigência, relativamente, às questões de sustentabilidade ambiental e rastreabilidade dos produtos são bastante elevadas.

O comércio e as trocas comerciais dos produtos MSC cumprem também o padrão de cadeia de custódia, permitindo uma boa rastreabilidade, para além de um programa de certificação de pesca, a MSC contribui para a cadeia do produto frente à atividade da pesca ilegal e na saúde dos oceanos do mundo.

Reconhece e recompensa práticas de pesca sustentáveis que influenciam nas escolhas que as pessoas fazem quando adquirem os produtos e trabalham com parceiros conscientes para transformar o mercado de pesca numa base sustentável. Pode-se apontar que atualmente 15% do peixe marinho capturado mundial é certificado pela MSC (MSC, 2020).

O Padrão de pesca da MSC, Marine Stewardship Council, contem três princípios fundamentais para avaliação da sustentabilidade das pescarias, que são, o stock sustentável dos recursos pesqueiros disponíveis na natureza, a minimização do impacto ambiental que a arte de pesca pode resultar, e a gestão aplicada à pesca, com correto cumprimento da legislação vigente.

É importante salientar que o programa de certificação é constantemente reavaliado, uma vez que é renovado em estreita parceria com diferentes técnicos e profissionais atuantes na cadeia da pesca.

As conservas Santa Catarina poderão, a partir de agora, conter um selo ecológico MSC azul nas suas embalagens, garantido ao consumidor a rastreabilidade do mesmo.

Esta é mais uma medida que Santa Catarina preconiza no âmbito da sua missão de confecionar conservas de atum com qualidade, e, com o firme compromisso de estar a trabalhar em prol da sustentabilidade e da valorização dos recursos locais, de forma socialmente responsável.