DESFILE DE CARNAVAL DE ARRIFES LEVOU 500 FIGURANTES ÀS RUAS

Foi no dia 19 de fevereiro que o desfile de Carnaval de Arrifes saiu à rua, composto por cerca de 500 pessoas, que percorreram as artérias da freguesia, entre a Rua do Outeiro e o Jardim D. Leonor Afonso. Sandra Dias Faria, autarca da localidade, destacou a participação, pela primeira vez, de um grupo de fora do território e salientou o quanto a adesão da população foi excelente, acreditando que se deveu aos dois anos de privação que vivenciou.

 

 

Os desfiles de Carnaval voltaram, em 2023, a animar as ruas de todo o país, depois de dois anos em que a pandemia não permitiu viver a época em pleno. Arrifes não foi exceção e, no dia 19 de fevereiro, o corso carnavalesco passeou-se pelas artérias da localidade, tendo começado na Rua do Outeiro e terminado no Jardim D. Leonor Afonso, deixando um rasto de cor, animação e muita alegria.

“O evento contou com a participação da Charanga dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande, que abriu o desfile, bem como de vários grupos da freguesia, nomeadamente, o Grupo Dominical dos Milagres, a Creche Anjo da Guarda, os CATL’s da Casa do Povo de Arrifes e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, o Grupo de Jovens Caminhantes, o Grupo Sementes de Esperança, o Arrifes Kickboxing Clube, a Serralharia do Outeiro e o grupo da Junta de Freguesia”, explicou Sandra Dias Faria, autarca da localidade. “É de destacar, ainda, a participação, pela primeira vez, de uma instituição de fora da freguesia, nossa convidada, que nos brindou com a sua presença, a Seara de Trigo”, completou a edil, que deu nota de que, no total, desfilaram cerca de 500 participantes, no entanto, “ao longo do percurso, fomos brindados por centenas de arrifenses que, connosco, viveram esta tarde”.

O tema foi livre, mas pelas ruas de Arrifes foi possível ver piratas, Mickey’s e Minnie’s, potes de plasticina, pop it’s, cubos mágicos, legos, personagens do Minecraft, um jardim em festa, entre muitas outras personagens.

Depois de dois anos em que os constrangimentos causados pela Covid-19 não permitiram que o Carnaval fosse vivido desta forma, Sandra Dias Faria sentiu que a população estava ansiosa por viver e aproveitar, ao máximo, esta data. “Era notório o cansaço de uma população habituada a um contacto social próximo, alargado e bastante intenso, que, de repente, teve de deixar de ter e viver no seu quotidiano. Portanto, foi nítida a felicidade de todos os que estavam nas ruas e a vontade de aproveitar ao máximo este dia festivo”, expôs a presidente da Junta de Freguesia de Arrifes.

“Indiscutivelmente, o balanço é muito positivo. Foi um Carnaval marcado pela alegria, animação e o regresso total à normalidade”, resumiu, por fim, a autarca.

Passado o Entrudo, a Junta de Freguesia prepara, agora, o próximo evento, “Os Arrifes Cantam os Açores” , que consiste numa noite de cantigas ao desafio e que, segundo Sandra Dias Faria, “é uma atividade que desperta muito interesse na população e perspetivo a sua realização já no próximo mês de abril”.